“Pepsi, cadê o meu jato?” documentário da Netflix conta o erro mais caro da Publicidade

“Pepsi, Cadê Meu Avião?” é uma nova série documental que estreou no último ano Netflix contando a história de um erro marketeiro que custou muito caro à gigante dos refrigerantes.

Em 1996, a PepsiCo errou de forma desastrosa. A companhia lançou um programa de pontos, em que seus consumidores podiam guardar os rótulos da Pepsi e trocá-los por produtos da marca Pepsi. Sessenta fichas renderiam um chapéu. Quatrocentos e você ganharia uma jaqueta jeans. Mas no comercial que acompanha o lançamento, a Pepsi foi além, brincando que qualquer um que coletasse 7 milhões de rótulos seria elegível para um novíssimo jato Harrier.

O erro? A Pepsi esqueceu de adicionar qualquer letra miúda no rodapé da campanha apontando que aquilo se tratava de uma piada e essa filha virou a história de John Leonard, um estudante universitário que decidiu fazer a Pepsi cumprir sua palavra. Depois de perceber rapidamente que comprar 7 milhões de latas ou garrafas de refrigerante Pepsi seria extremamente caro, Leonard viu um aviso revelando que, em vez de colecionar rótulos, os consumidores poderiam comprar Pepsi Points por 10 centavos cada. Um jato Harrier na época era avaliado em US$ 23 milhões e executando o seu plano ele conseguiria por apenas US$ 700 mil. Seria possível?

Ao longo de quatro episódios, a série relata a determinação de um jovem em enfrentar uma corporação multinacional para tentar conseguir o que um anúncio lhe prometia. O resultado, sem spoilers, foi uma batalha judicial e impactos profundos na imagem da Pepsi. Inicialmente, o diretor da série, Andrew Renzi, recebeu a proposta de transformar esta história fantástica em ficção. Mas, após localizar Leonard, que na época já tinha seus 40 e poucos anos, e trabalhava como guarda florestal no Alasca, ele percebeu que a verdade seria mais divertida.

Pra quem não sabe, em 1996 a Guerra das Colas estava pegando fogo e e ambas as marcas puxaram as superpropagandas da TV mais caras e com celebridades, porém a Pepsi não conseguia roubar a liderança da Coca-Cola e, por isso, decidiu lançar sua maior campanha publicitária de todos os tempo: o “Coisas da Pepsi”.

Com um comercial infame eles ofereciam “Pontos Pepsi” em cada compra, que poderiam ser trocados por produtos da marca, como óculos escuros, jaquetas de couro… e um jato Harrier…

Na cabeça dos executivos da Pepsi, o “preço” astronômico do jato militar dava a entender que tudo brincadeira, mas o universitário John Leonard levou a história a sério e decidiu encarar o desafio. Com a ajuda (e o financiamento) de seu amigo de escalada Todd Hoffman, Leonard bolou um plano para conquistar um grande prêmio que nunca nem existiu. Com estilo irreverente e divertido, além de referências culturais e trilha sonora dos anos 90, Pepsi, Cadê Meu Avião? traz entrevistas com o Leonard e seus amigos e também a equipe criativa que criou o tal comercial e um elenco inesperado de celebridades envolvidas no caso para contar a história lendária do garoto que processou a Pepsi para ganhar seu avião de caça militar e acabou virando um herói da nova geração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *