Mito 1: Cada pessoa é um pensador criativo de design.
Então você é criativo, mas não significa que você está equipado para estar com metodologias de projeto e treinado para ser um pensador, design e mesmo assim pode não ser capaz de aplicá-los efetivamente em decisão empresarial. O Design Thinker pode imaginar o mundo a partir de múltiplas perspectivas (uma pessoa criativa se vê como o centro do universo), os interesses dos clientes, usuários finais e clientes. Através de uma abordagem, primeiramente humanística, Design Thinkers podem imaginar soluções que são intrinsecamente desejáveis e satisfazer as necessidades explícitas ou latentes. Eu não sei como um rótulo que é um “pensador do design“. Acho que sei um quando vejo um.
Mito 2: Design Thinking pode substituir o planejamento estratégico e os designers podem ser bons gestores.
Design Thinking pode ajudar as empresas a serem mais inovadoras e mais centrada no cliente, não se iguala a de planejamento estratégico. A idéia é usar o Design Thinking para ligar o seu planejamento estratégico. E não, designers geralmente não fazem bons gerentes, exatamente o oposto.
Mito 3: Há um valor em aprender as melhores práticas em Design Thinking.
Para muitos consultores, é como vender fácil para as melhores práticas em Design Thinking , “olha o que a Apple está fazendo e você pode fazer isso também?” Eu não sei se a Apple sabe o que é Design Thinking é, embora eles o pratiquem bem. Durante décadas, a esperança e o objetivo dos gestores tem sido de que, estudando e adotando as práticas das organizações relataram ser a melhor ou “benchmark” em uma determinada área (ou seja, Design Thinking e Inovação) eles vão perceber o sucesso proporcional. Na verdade, esta atividade historicamente tem rendido muito pouco valor. No mundo do Design Thinking e Inovação, há pouco valor em melhores práticas – apenas as práticas que vem. Enquanto for para as empresas que têm escrito livros sobre isso e vender teorias de ontem.
Mito 4: Suas empresas de pesquisa de mercado pode proporcionar insights para apoiar Design Thinking.
Isso não é normalmente o caso, e na verdade quase nunca o caso. A maioria dessas empresas surgiu com o nome de fantasia sobre as metodologias de investigação e de fato é o mesmo velho mesmos velhos. A maioria não sabem o que é Design Thinking, mas feliz para enviar alguns jovens de 20 anos com uma câmera Canon e dá-lhe a etnografia, que é a fotografia que está dando a você – não etnografia. Você percebe as duas palavras tem significados de forma diferente.
Mito 5: Design Thinking é para gerentes seniores só porque têm uma maior responsabilidade para a tomada de decisões importantes.
Quanto mais alto você se torna, as coisas menos tornam-se preto e branco. Você precisa lidar com muitos dilemas gerenciais. Os gerentes seniores têm, frequentemente, muito menos liberdade para agir sozinho e eles têm que lidar com um ambiente político mais complicado, mais muito mais o papel de empurrar, e menos liberdade. Design Thinking pode ser útil para a organização como uma forma de desenvolver a visualização de novas possibilidades, prototipagem e refinamento e facilitar a tomada de decisão coletiva que é muitas vezes doloroso. É um analgésico pode ser bom e não apenas para administradores e tomadores de decisão.
Texto: Idris Mootee é o CEO da Couture idea, uma inovação estratégica e empresa de design de experiência. Ele é o autor de quatro livros, dezenas de artigos publicados, e um orador freqüente em conferências para executivos.
Fonte: http://www.business-strategy-innovation.com/wordpress/2011/03/5-design-thinking-myths-in-business/