O sistema Megafônicas já teve 3 edições realizadas em Salvador-BA e este ano está sendo organizado em diferentes cidades do Brasil, com uma pauta em comum: Educação. A nossa Educação de Design.
O fórum consiste em 3 rodadas de mesas redondas simultâneas sobre diferentes enfoques do tema, e os participantes se revezam entre todas as mesas, que são espaços de discussão mediados por um estudante de design, que é auxiliado por um relator. Todos os participantes têm o mesmo direito a voz. No final acontece um debate que reúne todos num mesmo espaço. Os relatos dos fóruns pelo Brasil serão agrupados para uma proposta de discussão curricular.
Em Curitiba preparamos o fórum para o dia 15 de abril, numa união entre a UFPR, UTFPR (antigo Cefet), PUC-PR e UP (antigo UnicenP). Anteriormente ao evento foram 3 reuniões físicas entre os organizadores e colaboradores e uma prévia na véspera do evento, que terminou numa divertida sessão de serigrafia de camisetas, preparação de crachás e certificados, e dobraduras de Ovos de Colombo. No dia do evento foi uma grande correria pra deixar tudo 100%, mesmo em meio à caótica reforma no andar do Design UFPR. Em 1 hora tiramos uma centena de cadeiras do corredor, limpamos o chão e preparamos todas as salas, credenciamento, bazar e sinalização. Ufa!
Tivemos a presença de 55 participantes, estudantes das várias instituições de Curitiba, alguns professores e profissionais e também convidados, inclusive de fora da cidade. Foram algumas horas de muita discussão, propostas e novas idéias nas 3 mesas: educação e mercado, educação e sociedade e educação e o estudante. No debate final um dos momentos que mais me emocionou foi o depoimento de um calouro, afirmando que agora tinha uma nova visão sobre sua possibilidade de atuação como estudante na universidade e futuro designer. O evento também contou com gravações para o documentário sobre Educação de Design no Brasil, a ser lançado em breve.
No dia 12 de abril, Floripa também fez Megafônicas, e algumas outras cidades estão organizando para as próximas semanas. E você, o que pensa sobre a educação de design? O que acha que poderia mudar? E, qual está sendo a sua contribuição?
Venha construir!
http://designuneb.com/nbahia2009
por Alex – UFPR ([email protected])