Notice: A função add_theme_support( 'title-tag' ) foi chamada incorretamente. O suporte para o tema title-tag deve ser registrado antes do gancho wp_loaded. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.1.0.) in /home/design/public_html/wp-includes/functions.php on line 6031

É muito comum me perguntarem sobre materiais e referências em Design Thinking, o que é, como fazer, etc.

Aqui reuni vários links de artigos, livros, palestras que podem ser mais interessantes para quem não conhece o tema se inteirar melhor mas também para quem já conhece encontrar algo novo. Sendo assim vou listar nesta ordem, de conteúdos mais básicos e generalistas, até aplicações e cases.

Caso tenha algum link, idea, artigo, vídeo, etc que ache interessante compartilhar por favor contribua nos comentários.

Have Fun!

🙂

Introdução:
É um apanhado de vários artigos mas os mais legais estão no início. Alguns artigos do bloco People poderiam ser usados para seminário ou algo assim.
E melhor, está disponível no google books (pelo menos os artigos iniciais mais interessantes)
A simple explanation about Design Research and Design Thinking methods.
Tim Brown (IDEO) explica a diferença entre Design Thinking e o design tradicional e por que o primeiro pode ser um abordagem mais condizente com os dias de hoje.
Um ótimo artigo da Denise Eler ( Coordenadora do Núcleo de Design da Universidade Corporativa do Grupo Fiat –  Isvor Fiat )
No link seguem o video da palestra, o PDF da apresentação e a transcrição (facilita citações).
Sobre o método:
Livro da IDEO com diversas ferramentas sobre design centrado no ser humano.
Livro básico de ferramentas da Design School de Stanford.
Publicação da AIGA sobre etnografia aplicada ao design.
Documentário do IIT sobre como fazer entrevistas e conseguir informações relevantes dos usuários.
Desenvolvido durante o doutorado no Politécnico de Milão.
Cases:
A Continuum desenvolveu uma pesquisa sobre como os consumidores americanos percebem a sustentabilidade  eprodutos sustentáveis.
Reassessing ICTs (Information and Conmunication Technologies) and Development: The Social Forces of Consumption
Intel + insitum – Pesquisa da Intel sobre adoção de tecnologia do ponto de vista cultural. Deste tipo de pesquisa surgem produtos como o Classmate. Aqui você pode ler o paper “Reassessing Information and Comunication Technologies and Development:The Social Forces of Consumption”.
Vizualizações:
Muitas vezes a melhor forma de apresentar um conceitos etéreis é com um video, aqui alguns exemplos.
The IDEO Palo Alto play team cast its work in a future where the experience of play is shaped by the context of expensive electricity – where power needs to be harvested to charge toys and ubiquitous computing devices. The video, one of two from the team, portrays a day in the life of a young girl on a mission, who follows her whims (and defends her honor) along the way.
The IDEO Palo Alto play team cast this second of two videos in a future where the experience of play is shaped by the context of expensive electricity – where schools make it mandatory for children to play in order to offset the expensive fossil fuel charges. Essie, the main character, goes so far as to steal energy from a fellow student so that she can later animate her own pretend world, which is… entirely dependent on electric power.
Bolsas das Havaianas
Aqui você pode ver o video e o case completo.
 

Butler é o Diretor de design da Coca-Cola e principal responsável pela revolução pela qual a empresa vem passando nos últimos anos, não apenas em sua linguagem de design (a lata vervelha mais limpa, por exemplo) como no mix de produtos (incluindo a coca-cola zero e a plus, ambas voltadas para um consumo mais saudável).

 

Aqui ele fala sobre sua atuação em design e como ele sentiu que poderia fazer pouco se mantivesse a antiga visão do que é design e qual é seu papel e como migrou para um design mais estratégico. Argumentos muito parecidos com do Tim Brown da IDEO.
As outras palestras deste evento também são muito boas.
Blogs e outros periódicos:
Por hora é isso pessoal.
E aí, o que mais temos nessa grande internet que pode ser útil dentro deste assunto?
Comentem!
🙂

 

 

 

 

Publicado por Fernando Galdino

Acredito que o Design pode ser muito mais do que escolher tamanho de fonte do corel e cor de acabamento. Acho q essa atividade é totalmente dispensável da vida humana, porém pode melhorar qualquer tipo de produto, serviço ou outra atividade quando aplicada ao processo (sério). Eu acredito no direito de falar o que eu penso, com as informações que eu tenho. Acredito no direito de estar errado e de assumir que não sei de muita coisa, mas tô disposto a compartilhar esse pouco com quem quiser visitar este periódico vez por outra. "No fundo no fundo... bem lá no fundo... se torna raso" Benedito Galdino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *