Notice: A função add_theme_support( 'title-tag' ) foi chamada incorretamente. O suporte para o tema title-tag deve ser registrado antes do gancho wp_loaded. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.1.0.) in /home/design/public_html/wp-includes/functions.php on line 6031

 

Termos como “carreira” “vida profissional” e afins não me agradam, soam bem artificiais, coisa assim.
Mas uma coisa me encavifa com a vida de design…

Quando eu era criança e pensava no “que vou ser quando crescer” obviamente design de produtos não estava na lista, mas me lembro de pensar uma coisa engraçada. Eu entendia a evolução das coisas, tipo hierarquia assim, pra mim a lógica era simples: prézinho, escola, segundo grau e universidade, pra falar a verdade não entendia bem o q vinha depois. A outra linha era: creche, FEBEM e cadeia, hahaha (sério, eu achava q era assim, humor politicamente incorreto desde criança)

Mas o que quero dizer é tá, somos designers. E daí?

Um cara se forma em economia, contabilidade, administração e afins pode ir investindo bem seu dinheiro com o tempo e fazendo uma boa pilha de ativos durante a vida, ou mesmo q fique lá seus anos levando na cabeça dentro de uma empresa acaba subindo, existe uma linha para a “carreira” dele, existem degraus para subir, tipo patentes de exército, vai passando o tempo e ele vê seu conhecimento sendo reconhecido por um título antes do nome, ou alguma coisinha escrita na plaqueta da mesa.

E a gente?
Antes de me formar eu já tinha sido empregado como “designer de móveis” (aliás, a única coisa solita na carteira de trabalho), quem se forma e é contratado como treinee ou designer junior tem quantos degraus para subir? E em que direção?

Tá. Digamos um emprego top do design, dirigir o setor de projetos de uma Brastemp, Consul..(na real Whirlpool, mas beleza…), sei lá, ser o golden boy de alguma grande montadora de carros (q estão investindo bem em setores de design no Brasil). Quanto tempo se leva para chegar a esse “topo”? Quanto conhecimento é necessário? E o que eu tô interessado em perguntar, e depois disso?

Sério.

Aonde uma carreira de ilustrador, web-designer, designer gráfico e afins pode chegar? Pq eu acho que as vezes a gente se prende a níveis de discussões muito pequenos, vamos pensar grande galera.

Qual o topo de uma carreira em design? No que a atividade que vc está desempenhando nesse momento te ajuda a chegar lá?

Será q isso existe?
Será q isso importa?

Publicado por Fernando Galdino

Acredito que o Design pode ser muito mais do que escolher tamanho de fonte do corel e cor de acabamento. Acho q essa atividade é totalmente dispensável da vida humana, porém pode melhorar qualquer tipo de produto, serviço ou outra atividade quando aplicada ao processo (sério). Eu acredito no direito de falar o que eu penso, com as informações que eu tenho. Acredito no direito de estar errado e de assumir que não sei de muita coisa, mas tô disposto a compartilhar esse pouco com quem quiser visitar este periódico vez por outra. "No fundo no fundo... bem lá no fundo... se torna raso" Benedito Galdino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *