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Ligia Fascioni

Tenho escrito nesse espaço já faz alguns meses e agora, olhando os comentários, acabei de me dar conta que nem me apresentei. Isso é importante para que o pessoal entenda porque, mesmo não sendo designer, insisto em dar meus pitacos em todos os assuntos relacionados.

 

Vamos lá. Sou engenheira eletricista e trabalhei com robótica por 12 anos, feliz da vida, até o dia em que resolvi fazer uma pós-graduação em marketing e me apaixonei pelo assunto. Comecei a fazer cursos na área e acabei me matriculando em uma outra pós, dessa vez em comunicação e propaganda. Foi numa aula de percepção visual que ouvi, pela primeira vez, numa sala de aula, a palavra mágica “design”. Foi amor à primeira vista e, depois desse primeiro contato resolvi que teria como missão compartilhar tudo o que eu aprendesse com meus amigos engenheiros para que eles pudessem ter a real dimensão do poder dessa ferramenta.

  

Depois de gastar até o que não podia em livrarias reais e virtuais (incluindo a minha amada Amazon) e estudar até me tornar “a chata do design” entre os meus amigos, fui aceita no programa de doutorado em gestão do design na UFSC (eu já tinha mestrado em automação e controle industrial). Ao me aprofundar no tema, descobri a importância da gestão da identidade corporativa e desenvolvi um método que já foi aplicado em 23 empresas de todos os portes (esse ano o número ainda vai crescer bastante).

 

Assim, além de dar aulas em cursos de graduação e pós-graduação em design, sou palestrante e consultora de empresas. Meu trabalho é basicamente convencer os empresários a dar mais importância a vocês designers, já que o meu método recomenda a contratação de profissionais especializados em algumas etapas. Para mim é mais fácil falar com esse povo da tecnologia do que para vocês, uma vez que falo a língua dos engenheiros e empresários – eu entendo como pensam pessoas extremamente racionais e cartesianas que não fazem idéia do que seja design (não faz muito tempo eu também era assim).

  

Penso que tenho alguma coisa a contribuir com a profissão de vocês (da qual sou defensora ferrenha), primeiro porque tenho estudado muito e com bastante profundidade os temas relacionados; segundo porque tenho tentado divulgar a importância do trabalho de vocês em todos os meios de comunicação aos quais tenho acesso (tenho um site, um blog, publico artigos em revistas de negócios, sou colunista de um portal de comunicação e marketing e já publiquei 2 livros sobre o assunto – o terceiro está no forno); finalmente porque posso trazer para vocês a visão do outro lado do balcão.

 

Tenho me debatido muito sobre a formação dos profissionais porque não raro me encontro na situação de não ter ninguém para recomendar aos meus clientes (sou exigente e sei que eles também são – não posso queimar meu filme indicando um profissional medíocre). Sei o quanto o português bem falado e escrito, a boa fundamentação teórica, a segurança na apresentação do trabalho, o talento, a postura, a ética e muito conhecimento são fundamentais para que o cliente confie no profissional que está contratando. Por isso é que implico tanto com algumas lacunas que vejo na formação dos designers. Sei que as escolas (pelo menos em Santa Catarina) ainda são novas e eu vim de uma das melhores escolas de engenharia do país. Sei o quanto uma boa formação pesa na hora de apresentar e realizar um trabalho bem feito. Quero ter orgulho de apresentar bons profissionais de design, e não vergonha das apresentações deles, como às vezes acontece.

 

E se tem uma coisa que eu adoro é conversar com gente inteligente. Mas o que mais me encanta mesmo é quando a pessoa usa essa inteligência para destruir meus argumentos, duvidar das minhas certezas, provocar a reavaliação dos meus conceitos. Isso me faz pensar mais, estudar mais, aprender mais. E o que tenho visto nesse forum são comentários muito bem fundamentados. Não vou negar que fico contentíssima quando ganho elogios (sou humana, né?), mas as críticas bem escritas são muito legais de ler. Por isso, queria aproveitar para agradecer ao Ed Ramos, que tão gentilmente me convidou para entrar aqui.

 

Esse é um dos lugares com gente mais crítica (e também bem-humorada) que tive oportunidade de freqüentar, o que torna a experiência mais rica. Por isso, queria pedir muito ao povo que continue participando (com tapas tão elegantes, nem dói muito apanhar), mesmo aqueles que juraram não ler mais nada que eu escrevesse… por favor, vai?

 

PS: Depois desse post juro que vou ficar pelo menos mais uma semana sem publicar nada, pois saquei que já estou abusando do espaço…

 

Lígia Fascioni | http://www.ligiafascioni.com.br

Publicado por Lígia Fascioni

Lígia Fascioni é engenheira eletricista, especialista em marketing, mestre em automação e controle industrial e doutora em engenharia de produção na área de gestão integrada do design. Publicou "Quem sua empresa pensa que é?" (2006), "O design do designer"(2007), "Atitude profissional: dicas para quem está começando" (2009) e "DNA Empresarial" (2010). Atua como consultora empresarial e palestrante. Ministra disciplinas em cursos de graduação e pós-graduação (MBA) em marketing, inovação e design. Mantém o site www.ligiafascioni.com.br e www.atitudepro.com.br. É colunista do portal Acontecendoaqui.com.br e colabora com diversos sites e blogs sobre marketing e design.

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