Hierarquia das Necessidades no Design

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Para o design ter sucesso ele deve primeiro atender as necessidades básicas das pessoas antes de tentar satisfazer necessidades de níveis mais altos. Os 5 elementos chave na hierarquia das necessidades no design são os seguintes (seguindo o padrão de Maslow)

FUNCIONALIDADE (fisiologia): significa atender os requisitos mais básicos do design. Exemplo: um aparelho de DVD deve, pelo menos, ser capaz de gravar e reproduzir vídeos.
Valor agregado pelo design é muito baixo.

Os 5 elementos chave na hierarquia das necessidades no design
ESTABILIDADE (Segurança): significa estabelecer uma performance estável e consistente. Exemplo: um aparelho de DVD deve reproduzir vídeos com qualidade e o mecanismo (software/hardware) não deve apresentar defeitos.
Valor agregado pelo design é baixo.

USABILIDADE (relacionamento): significa disponibilizar uma interface simples, fácil de ser usada e que perdoe erros do usuário. Exemplo: programar um aparelho de DVD para começar a gravar um filme a uma determinada hora deve ser fácil e o sistema deve ser tolerante em relação a erros cometidos pelo usuário.
Valor agregado pelo design é moderado.

PROFICIÊNCIA (estima): significa disponibilizar recursos para melhorar o modo como os usuários fazem as coisas. Exemplo: um aparelho de DVD que consiga pesquisar e gravar programas baseado em palavras chave escolhidas pelo usuário.
Valor agregado pelo design é alto.

CRIATIVIDADE (realização pessoal): é o nível na hierarquia onde todas as necessidades foram atendidas e onde as pessoas começam a interagir com o design de formas inovadoras. O design passa a ser usado para criar e explorar áreas que estendam a experiência do usuário.
Valor agregado pelo design é muito alto.

De acordo com a teoria de Maslow, as necessidades fisiológicas, as necessidades de segurança e algumas das necessidades sociais (funcionalidade, confiabilidade e usabilidade se aplicado ao design) são fatores de desmotivação. A Teoria de Maslow diz que a satisfação destas necessidades é básica; já a ausência da satisfação destas necessidades não motiva ninguém, pelo contrário, desmotiva.

Já as necessidades sociais, as necessidades de “status” e de estima e as necessidades de auto-realização são fortes fatores motivacionais, ou seja, na ausência dessas necessidades satisfeitas as pessoas batalham para tê-las satisfeitas, motiva as pessoas a alcançar a satisfação destas necessidades.

Quando se fala em design agregando valor a algum produto, serviço, interface, é preciso ter a clareza que ele terá o efeito desejado quando passar a atender os níveis mais altos da pirâmide (proficiência e criatividade). Mas até chegar a estes níveis, os primeiros devem necessariamente ser atendidos.

este material faz parte de minha palestra no WUD (World Usability Day, edição do Rio Grande do Sul)

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

7 comentários

  • hum, interessante. gostei. só ñ concordo muito com a usabilidade. Acho q ela tem um fator de importância grande tb... afinal, se a pessoa ñ conseguir usar um determinado produto, ñ é a beleza superficial que vai satisfazer seus desejos... abs
  • O bão e véio maslão. Essa galera, acho q são conhecidos como "fisiologistas", a maioria dos US sempre liga as coisas com os aspéctos físicos, e sei lá, acho q de certa forma faz bastante sentido, mas acho q nem sempre. Por exemplo. Imagine a quantidade de pessoas hj que faz tudo em nome da diversão, tem uns e outros q deixam de comer pra comprar uma bala e ir pra uma balada (sério, isso dentro de cursos de Design), daí os conceitos se deturpam. Como quando um guri da favela arrisca a vida pra poder ter mais moral com a geral e andar de nike na quebrada. Sei lá, devem ter mais exemplos, mas basicamente serve bem sim, curti.
  • Everton, acho q ela vale mais pra design de produtos, mas a coisa se extende facilmente praoutras catigurias. o funcionamento do leitor de dvd pode ser o da sua guia do menu q funcione em mais de um navegador decentemente, ou a impressão daquele guia com uma fonte num tamanho decente. desconfio q seja por aí.
  • Raphael, Usabilidade tem grande valor sim, aliás todos tem, mas apenas se feitos em conjunto e na ordem certa. Pensa em outros exemplos para ver questão de importância. Se você quer sair de carro, ligar o carro é importante, mas é fundamental que você abra a porta antes, senão não consegue ligar o carro. O ponto principal deste texto é mostrar que nós designers temos a tendência em iniciar os trabalhos de cima para baixo, começando pela parte da criatividade. Até por isto os designers são confundidos com pessoas que fazem coisas bonitas. Design é projeto, é todo o caminho até o final do produto, interface, web site, e muitas outras áreas onde podemos atuar.