Este mês (dia 5) morreu Donald Nelson Frey, conhecido mundialmente como o criador do famoso carro esportivo, Ford Mustang. Como citar sua morte não basta, vou contar um pouco da história aqui.
Quem foi Frey?
Frey serviu a Segunda Guerra Mundial, se formou na Universidade de Michigan, onde fez doutorado em metalurgia e começou a trabalhar para a Ford Motor Company em 1950, após ser nomeado vice-presidente ele supervisionou e foi o grande agregador de idéias ao estilo do prótotipo Ford Mustang e seu desenvolvimento posterior.
Um pouco da história da criação
Em 1962, ele e sua equipe criaram o primeiro design do Mustang, com dois lugares e motor centralizado. Mas Henry Ford II não o aprovou este e nem outros quatro protótipos.
A Ford resistia a criação do Mustang, devido ao fracasso do Edsel criado nos anos 50’s pelo George W. Walker.
A aceitação da fabricação do Mustang só foi possível após uma reunião de Frey com Lee lacocca e outros engenheiros e designer em um motel com garagem agregada para que pudessem conseguir continuar desenvolvendo o carro.
Frey disse que todo o projeto foi pirateado, não havia nada legalizado ou patentes, quando Henry Ford II aprovou o projeto, e o colocou no comando, disse que ele seria demitido se o Mustang não fosse bem sucedida.
Em 17 de Abril de 1964 o Ford Mustang foi apresentado na Feira do Automóvel em nova York, e a meta era vender 80 mil unidades em um ano. Passou-se dois anos e as vendas já passava de 1 milhão de unidades.
“Frey era tratado como uma estrela do rock pelos amantes de carros, que o perseguiam para pedir autógrafos”, disse o jornal sobre o engenheiro, que em 1967 foi definido pela revista “Time” como “o homem das ideias mais brilhantes de Detroit”.
![]()
Morre mais um homem, nasce mais uma lenda, já que diversos outros designers já admitiram em biografias e entrevistas serem inspirados pelo Mustang em suas criações.
Fonte: wikipedia


















