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Versus o Cliente

ou uma lição prática para se dar um tiro no pé.
Quando enfrento alguma dificuldade ou mesmo antevejo a mesma se aproximando, sempre me vem a mente a frase do Roger do Ultraje à Rigor “Futebol é massa, o que atrapalha é que tem um time inteiro jogando contra”.

É a mais pura verdade, senhoras e senhores! A mais pura! “Ihhh lá bem ele enrolando a gente de novo! Ed o que isso tem haver com Design e a nossa situação”

Respondo-te com toda a sinceridade… “NADA!” E talvez “TUDO!”

Na verdade o que temos a tirar dessa frase é uma continuação para o meu texto anterior sobre a educação dos clientes.

Eu já tive como mote pessoal frases como “pagando bem, que mal tem?” e “Trabalhar com Design é ótimo, o que estraga é o cliente”.

Eu costumava colocar a culpa de nossa situação na parte menos envolvida no processo, o cliente. Ao cliente não importa nossos problemas, ele mesmo já tem um monte dos dele para resolver. Então o que fazemos?

Eu adoro frases de efeito e como quase todo parágrafo deste texto teve uma vou colocar neste mais uma, prometo ser a ultima deste texto: “Se não pode vencê-los junte-se a eles!”.

Devemos ver os clientes como nosso maior aliado nessa luta contra micreiros e causa maior ainda a nossa regulamentação. Como? Simples educando cada um deles no papel de empreendedores. Se tornar-mos cada cliente em empreendedores nossa chance aumenta, por quê?

Simples! Nossos clientes buscam lucros pura e simplesmente para atender seus negócios, seus escritórios e negócios são muitas vezes vistos, podendo-se comparar com, agricultura de subsistência.

Ora se o que você planta mal sustenta a tua família qual seria o procedimento a seguir? Arriscar e plantar tudo novo, correndo o risco de no final não ter o bastante para matar a fome de sua família, ou mantenha tudo como está, ao menos a família não passa fome…

Fica até mais fácil entender por que muitas vezes o cliente esta mais preocupado com custo do que com qualidade, não é verdade?

Mas a mente do empreendedor é diferente, ele não pensa em termos de custos…pensa em termos de investimento. Qual a diferença entre custo e investimento? Bem, a diferença é que custo é um dinheiro pago que não volta. Você comprou uma camiseta ou um tênis? Isso é custo! Este dinheiro foi gasto e este tênis ou camiseta não lhe trará mais dinheiro, tênis ou camisetas em troca.
Mas com o investimento tudo é diferente, você investe você recebe de volta, desde que bem investido é claro! Se você investe seu dinheiro em um fundo de ações (considerando que você saiba o que está fazendo) este dinheiro investido se multiplicará.

Mas eu vou direto ao ponto antes que vocês comecem a pedir pela minha cabeça.
O fato é que, nosso trabalho é visto pelo cliente como custo, mas a verdade é que precisamos convence-lo que é um investimento. E como faremos isso?

Essa é a parte em que precisamos usar de tato, aqui entra a diferenciação pelos anos de estudo. Sim o cliente pode optar por fazer um Logotipo com um micreiro por meros 50 reais. Cabe a nós lembrar ao cliente que esta Logo não terá embasamento, pesquisa, bem não é mentira dizer que será feita “nas coxas”. Estes 50 reais gastos se transformarão em uma Logo que não atenderá as necessidades do cliente fazendo com que seu negócio não chegará a ser tudo que poderia ter sido. Isso, senhoras e senhores foi CUSTO!

Ok, conosco o buraco é mais embaixo, o Logotipo sairia bem mais “caro” em torno de 1.000 reais (para mais) mas vejam a diferença. Este Logotipo que será feito por um Designer profissional e muito competente (eu até diria bonito mas a modéstia me impede) terá um estudo de formas e cores (Gestalt alguém lembra?), terá um embasamento forte, será pesquisada para se evitar semelhanças desnecessárias e inconvenientes. Este Logotipo se destacará, servirá aos seus propósitos e o negócio do nosso cliente prosperará. E em breve estes 1000 reais serão troco considerando o que ele está ganhando.

Agora aplique a este conceito a tudo, cartões, websites, animações, mascotes, decoração, produtos…
Sabe o que acabamos de fazer? Usamos argumentos irrefutáveis para trazer o cliente para o nosso lado. Não parece ser bem mais fácil do que ficarmos brigando com profissionais pouco qualificados?

Publicado por Ed Sturges

Designer Carioca, 32 anos, formado em Desenho Industrial pela UniverCidade em 2000, atua na area de Design, Publicidade há mais de 15 anos, anteriormente como Ilustrador. Tem como hobby artes gráficas 3D, Tattoos, Desenhos (sua grande paixão), video-games e animação

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