Quando alguém fala de arte-final para impressão, surge o número mágico na mente: 300 dpi. De onde ele saiu? Porque ele não representa a resolução adequada para todas as imagens, a serem impressas?
A resolução que se costuma usar em gráficas (300 dpi), para arquivos de arte-final, não é um número mágico. Ela está relacionada à linhatura de saída, que por sua vez está ligada ao tipo de retícula usada e o suporte de impressão.
Na tabela abaixo você pode entender isso melhor:
Definições para visualização a Meio Metro de Distância (0,5 m)
Suporte |
Linhatura de saída |
Tipo de Retícula |
Resolução de saída (2 x lpi) |
Resolução de saída (1,5 lpi) |
Tecido |
18 lpi |
Periódica |
36 dpi |
27 dpi |
Papel jornal |
90 lpi |
Periódica |
180 dpi |
135 dpi |
Papel sulfite |
133 lpi |
Periódica | 266 dpi |
200 dpi |
Papel couchê |
150 lpi |
Periódica | 300 dpi |
225 dpi |
Banner impresso em jato de tinta |
– |
Não-periódica |
72 dpi |
Veja que essas medidas são usadas quando a distância de visualização é próxima, ou seja a meio metro aproximadamente. Isso serve para uma página de revista, um cartão de visitas, um anúncio de jornal.
No entanto, quando você for fazer um material que vai ser visto de longe, essa resolução (dpi) muda, pois os olhos processam a informação vista à distância de maneira diferente (quem quiser saber mais sobre o assunto, procure o assunto “Função de Sensibilidade ao Contraste – FSC” em algum livro sobre óptica humana).
Como regra prática, considere o seguinte:
Se um material que vai ser visto a 0,5 m de distância, for ser visto a uma distância 10 vezes maior (5 METROS), então a resolução pode ser 10 vezes MENOR.
Um exemplo:
Resolução a 0,5 m |
Resolução a 5 m (visto 10 x mais longe) |
Jornal 180 dpi |
18 dpi |
Sulfite 266 dpi |
26 dpi |
Couche 300 dpi |
30 dpi |
Banner jato de tinta 72 dpi |
7,2 dpi |
Portanto, se você for fazer um material que vai ser visto a 5 metros, e vai ser impresso usando uma retícula não-periódica (como a estocástica, da jato-de-tinta), você pode fazer sua arte-final com o tamanho 1:1 em 7,2 dpi.
Outra dica: para impressão em uma plotter jato-de-tinta de alta qualidade, você não precisa fazer sua arte-final em CMYK, pois a impressora não trabalha com 4 componentes de cor e sim com 6 ou até mais componentes. Portanto, se você envia sua imagem em CMYK, vc reduz o espectro da sua imagem, reduzindo a saturação e a faixa tonal. Deixe como RGB, e sua impressora irá usar os 6 componentes pra extrair o máximo de cores que ela conseguir.
Resumindo: a resolução depende de vários fatores, sendo que os principais são: linhatura de saída, tipo de material e distância de visualização. Desconhecer esses fatores faz com que sejam gerados arquivos gigantescos, quando na verdade era preciso um arquivo muito menor, ou se gerem arquivos com resolução muito baixa, sendo que uma resolução maior era necessária. Logo, pra sair do chutômetro, é importante entender a teoria sobre resolução e a forma como a visão funciona à distância.
abs,
Ricardo Martins