Notice: A função add_theme_support( 'title-tag' ) foi chamada incorretamente. O suporte para o tema title-tag deve ser registrado antes do gancho wp_loaded. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.1.0.) in /home/design/public_html/wp-includes/functions.php on line 6031

AKIRA – 20 Anos de inovação

AKIRA – 20 Anos de Inovação

Se você tem um pouco mais de 25 anos, deve se lembrar do lançamento (sempre tardio aqui no Brasil, claro) do longa de animação AKIRA, em 1988.
Esta animação, premiadíssima na época e lembrada até hoje, completou, neste ano, mais precisamente em 16 de julho 20 anos de seu lançamento! Tá… tudo bem… mas o que isso tem a ver com design?

Quem já viu o filme de animação AKIRA, do diretor Katsuhiro Otomo, não se espantará com o número de homenagens e comemorações que vem sendo oferecidas a este verdadeiro clássico da produção cinematográfica.

Um dos conceitos mais importantes dentro da animação é o da inovação, tanto na questão de cenários, quanto no uso de cores. Conforme entrevista pelo próprio diretor de fotografia e colorização do filme “os conceitos já estabelecidos como cores azuladas para cenários noturnos, por exemplo, foram totalmente superados pela produção de Akira. Quisemos inovar e mostrar que a noite de Neo Tokyo demonstrava as cores dos neons e outros conceitos que, mesmo na nossa frente no dia-a-dia, são esquecidos na hora de transferirmos isto para uma produção”.

Além disso, todo o conceito da arquitetura e do design que envolvem a cidade fictícia de uma situação pós III Guerra são realmente incríveis! Ainda mais se contarmos com a época na qual o filme foi criado, em plena década de 80!

É interessante vermos em meio às mesas de produção, tanto de desenhistas como coloristas e outros artistas da equipe que não há sequer 1 mouse! Tudo isso porquê o acesso a computadores na época era muito mais caro e se dava somente a setores mais reservados no final da produção, como composição e mixagem da trilha sonora e composição final dos desenhos.

Outro detalhe interessante, logo no início do filme é a noção de cinema e de “filmagem” que o desenho tenta transmitir. Nas perseguições de moto ao longo de Neo Tokyo, as lanternas das motos deixam “rastros” na tela, como se a luz marcasse a película da câmera em uma velocidade mais baixa. Um efeito que, para os mais pragmáticos “não teria necessidade nenhuma de ser representado”. Mas é aí que reside a magia de Akira: representar com detalhes o que os outros longas de animação dariam por desapercebido.

Para que já conhecia o longa, uma dica: está à venda a lata comemorativa de 20 anos de Akira, com 2 DVDs e mais de 2 horas de extras sobre a produção. Se você não conhece a animação, compre mesmo assim. Garanto que não vai se arrepender.

Como sou amante da animação e também faço minhas produções, não poderia deixar de falar do ANIMASERRA!

Já estamos há apenas 3 meses de um dos maiores festivais da animação nacional, quadrinhos e games, o ANIMASERRA!

O evento, criado e organizado por mim e pelo meu sócio já está em sua 3ª edição e, além das inúmeras sessões de cinema de animação com curtas inscritos vindos de todo o Brasil, temos ainda sessões de Old Cartoons (desenhos da década de 30, 40 e 50), além de palestras com dubladores, produtoras de vídeo-grafismo, estúdios de animação e efeitos especiais e publicações especializadas em games.

Este ano, teremos o selo comemorativo da Warner/DC Comics em celebração dos 70 anos da DC Comics no Brasil, contando com a palestra do desenhista Renato Guedes (DC, Marvel) entre outros!

Já que um dos maiores filmes da animação mundial está comemorando 20 anos, vamos aproveitar e conhecer tudo o que está sendo feito aqui na terra brasilis! Temos certeza que todos irão se surpreender!

Para maiores informações, acessem o site oficial do evento em www.animaserra.com.br ou então digitem ANIMASERRA no youtube para verem alguns vídeos e matérias de tv.

O evento acontecerá em Teresópolis, dias 1 e 2 de novembro! Programe-se para não ficar de fora desta grande festa!

Publicado por Antonio Ribeiro

Antônio Ribeiro é designer gráfico e ilustrador com formação pela UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Já participou de inúmeros projetos e trabalhos de grande projeção no Estado do Rio e até mesmo no território nacional, como campanhas para o HSBC e outras instituições. Foi editor de arte de uma revista mensal, por 3 anos, chegando a assumir sua gerência durante um período para ajuste do workflow da equipe. De janeiro de 2005 a janeiro de 2007 foi Gerente de Marketing da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Teresópolis (RJ), onde tinha como função a criação de peças publicitárias do Governo Municipal para as mais diversas campanhas. Tinha a incumbência ainda de aprovar diversos materiais criados pelo restante da equipe das Secretarias de Comunicação e Cultura. Além disto, foi consultor para agendas de eventos culturais da Secretaria de Cultura. Antônio Ribeiro também é o criador e organizador do ANIMASERRA – Festival Nacional de Cinema de Animação e Quadrinhos da Região Serrana do Rio de Janeiro. Já indo para a sexta edição em 2011, o ANIMASERRA em apenas cinco anos já alcançou renome nacional, sendo considerado o segundo evento gratuito mais importante do Brasil no gênero. O ANIMASERRA recebe como palestrantes nomes desde Ziraldo e Miguel Paiva, passando por Marcelo Campos e Renato Guedes até mesmo Cesar Dacol Jr (supervisor de efeitos especiais do filme 300) e Levi Trindade, editor da DC Comics no Brasil. www.animaserra.com.br . Antônio também já palestrou em diversas universidades do Estado, sobre a importância do design gráfico e da animação no mercado atual. Lançou ainda também em 2007 o livro “Brasil: Referência no Cinema de Animação e HQ”, pela Editora Zem, distribuídos em diversas livrarias do Brasil e tido como uma das publicações mais abrangentes e dinâmicas sobre o assunto até então. Atua ainda como professor concursado de História da Arte pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura Municipal de Teresópolis - RJ. Também dá palestras sobre o mercado do design gráfico no Brasil e no mundo, assim como suas influências no dia-a-dia das pessoas. Também fala sobre filmes, efeitos especiais e cinema de animação. É videogamer aficcionado e tem um canal no YouTube chamad PlayTime Games News, além de também escrever para a revista eletrônica Arkade e para a europeia World Gaming Executives Magazine. Adora jogar seu XBox 360 e/ou seu PSP enquanto testa jogos ou somente como diversão mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *