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A Propaganda era essencial para os alemães nazistas. Para aqueles que se interessam em saber como o design gráfico foi e pode ser usado também para prejudicar pessoas (manipulando e conduzindo as massas), eis um link interessante: http://www.calvin.edu/academic/cas/gpa/ww2era.htm#Posters

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Esse site é uma coleção de traduções para o inglês de materiais de propaganda nazista de 1933 a 1945, como parte de um site maior sobre a propaganda alemã. O objetivo é ajudar as pessoas a entender os grandes sistemas totalitários do século 20, por dar acesso ao material primário. O arquivo é bem grande.

Antes que algum esperto vá dizer que estou defendendo o nazismo, vale lembrar que durante o Holocausto morreram:

  • 6.0 – 7.0 milhões de polacos
    • dos quais 3.0 – 3.5 milhões de polacos judeus
  • 5.6 – 6.1 milhões de judeus
    • dos quais 3.0 – 3.5 milhões de judeus polacos
  • 3.5 – 6 milhões de outros civis eslavos
  • 2.5 – 4 milhões de prisioneiros de guerra (POW) soviéticos
  • 1 – 1.5 milhões de dissidentes políticos
  • 200 000 – 800 000 roma e sinti
  • 200 000 – 300 000 deficientes
  • 10 000 – 25 000 homossexuais
  • 2 500 – 5 000 Testemunhas de Jeová
  • fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Holocausto

Portanto, só um maluco iria defender esse tipo de visão política distorcida. Não se trata aqui, neste post, de defender o nazismo, mas de mostrar como a propaganda através de cartazes, panfletos e outros materiais gráficos desempenhou um papel central na construção e manutenção desse regime.

Fica a pergunta: e hoje, os designers podem ajudar a alimentar o preconceito e a discriminação, assim como aconteceu durante o nazismo, fascismo, stalinismo, dentre outros regimes? Indo mais além: os designers que fizeram os materiais gráficos para os nazistas tinham culpa ao ajudar a divulgar aquela filosofia discriminatória? Ou eles estavam sendo apenas profissionais? Onde começa e termina a ética no Design? É possível haver ética sem que haja uma associação de designers que possua um código de conduta?

Publicado por Ricardo Martins

Ricardo Martins é professor de tipografia, metodologia visual, projeto de embalagens e design avançado de identidade visual da Universidade Federal do Paraná. Além de professor na UFPR, atua como designer gráfico freelancer desde 1993. É diretor institucional da ProDesignPR (www.prodesignpr.com.br), membro do Type Directors Club de Nova Iorque (EUA), da Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI) e do Communication Research Institute, em Melbourne (Australia).

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