Fuck Fiat & Pintos Shopping / Naming pra quê?

Quanto mais estudo e leciono branding , mais tenho conhecimento que nada sei, ainda mais quando aparecem na mídia duas “pérolas” como essas: Fiat Fuck: http://www.fiatfuck.com.br e o mais recente, Pintos Shopping: http://www.youtube.com/watch?v=nHC5aLNkFkY&feature=relatedd .

Dois cases onde o estudo de naming, sinceramente não existiu, ou mais provavelmente, foi uma grande estratégia de marketing para provocar buzz e assim gerar mídia espontânea, para alegria dos proprietários desses dois negócios. Pois não é possível que em pleno século XX, ainda exista quem não saiba o significado da palavra inglesa Fuck =Foder e nem da repercussão que iria provocar a utilização do nome Pintos num estabelecimento, ainda mais tendo o ator Reynaldo Gianecchini como garoto propaganda e se utilizando do slogan: “Pintos Shopping. Tudo o que você mais gosta, no lugar que você sempre quis”. Pronto, está feito assim o trocadilho que o marketing queria para gerar toda essa repercussão, tanto que o shopping já foi apelidado “carinhosamente” (sem trocadilho, por favor) de Pintão.

A consessionária Fiat Fuck encontra-se em quatro cidades: Canoinhas,  Guarapuava , São Bento do Sul e São Mateus do Sul, todas no sul do Brasil e o Pintos Shopping, na cidade de Teresina no Piauí. O case da Fiat ainda não descobri o “pai da criança”, mas a dos Pintos, a campanha foi desenvolvida pela Interativa Propaganda, agência também localizada em Teresina e que ficou famosa com a repercussão do vídeo, ou seja, todos saíram ganhando com o “Pinto do Gianecchini”.

Segundo matéria publicada na M&M Online: http://www.meioemensagem.com.br

“Apesar do nome gerar um estranhamento para as pessoas residentes em outros Estados, a companhia  proprietária do shopping é bem conhecida no Piauí. Com alguns empreendimentos na cidade de Teresina, a família Pintos investiu bastante na inauguração do Pintos Shopping, que abriu suas portas na manhã do dia 8 de novembro, depois de um clima de muito mistério e expectativa. Somente poucos convidados tiveram acesso ao local do shopping no momento da inauguração e o nome de Gianecchini foi mantido em sigilo até o momento exato. Além de aproveitar o período do Natal para começar os negócios com um bom número de vendas, a Pintos Magazine também tem o intuito de concorrer diretamente com o Teresina Shopping e o Riverside Shopping, os dois principais centros de compras da capital piauiense. O Pintos Shopping, inclusive, fica localizado bem próximo aos concorrentes.”

Ou seja, toda essa repercussão que foi gerada nas redes sociais, foi pelo simples fato cultural de associar o nome do shopping com possíveis interpretações maliciosas geradas não somente pelo nome, mas também pelo slogan adotado que acaba por enfatizar ainda mais esse case.

É possível que não houvesse toda essa expectativa quanto a essa repercussão que ocorreu (somente no YouTube, vários canais mostram o comercial, sendo que apenas um deles já conta com quase 500 mil visualizações), pois segundo os proprietários, no plano de marketing inicial, não previam que o estilo da campanha publicitária utilizada e a imaginação dos internautas, tornaria o Pintos Shopping um fenômeno nas redes sociais. Na tentativa de chamar a atenção da mídia e anunciar a inauguração de um novo empreendimento, o Grupo Pintos Magazine recorreu a uma estratégia comum para a maioria dos anunciantes: contratou um galã da TV e investiu em uma grande campanha publicitária na região.

Talvez um estudo mais apurado de naming não tivesse toda essa repercussão na mídia… naming pra quê?

  • A Fuck eu imagino que tenha começado na inocência do proprietário, cujo sobrenome seja Fuck (existe por aqui entre os alemães de SC).

    Já o “Pintos Shopping” levanta a seguinte questão: vale tanto a mídia expontânea no início do empreendimento, ao ponto de colocar um nome que cause deboche de quem não frequenta e constrangimento de quem o faz?

    • O nome é de FAMÌLIA , e NAO tem link algum no Nordeste com aquilo que voce está pensando. Já ouviu falar em regionalismo? A empresa tem 55 anos e o sobrenome é PINTO. Procure informar-se, afinal a internet nao serve apenas para troca de bobagens. A falta de cultura é que é impressionante… AH, nao há constrangimento algum…

  • Leo, se formos começar a levantar suposições, é possivel que o nome Pintos também também seja o sobrenome do proprietário do shopping. Mas como até agora não consegui a resposta da agência Interativa que acredito que não esperava essa repercussão toda…mas daqui a pouco a mídia esquece, e o povo continua a chamar de “Pintão”, virando mais um case engraçado.

    • SIm, PINTO é um sobrenome comuníssimo em Portugal e há 55 anos conhecido em Teresina, por trabalho, ética, honestidade e respeito por seus clientes e forncedores.
      Abs.

      • Margarida,

        pelo visto você deve pertencer a essa família, mas espero sinceramente que não nos leve a mal até porque essa notícia saiu um quase todoas as mídias direcionadas para propaganda, marketing e design. Não foi meu intuito fazer pouco caso desse sobrenome, você poderá constatar aqui:
        “Ou seja, toda essa repercussão que foi gerada nas redes sociais, foi pelo simples fato cultural de associar o nome do shopping com possíveis interpretações maliciosas geradas não somente pelo nome, mas também pelo slogan adotado que acaba por enfatizar ainda mais esse case.”

        Também tenho um sobrenome português: Lima, sou neto de português e em agumas vezes na minha infância também ouvi algumas piadas, mas nunca levei a sério.

        O lado positivo dessa história é que essa repercussão acabou gerando uma mídia expontânea, e que é ótimo para o cliente, pois o custo é zero :)D

        Uma curiosidade, você trabalha com design e/ou marketing?

  • Então, o Pintos é da família Pintos, segundo a citação: “…a família Pintos investiu bastante…”

    Eu imagino que seja o sobrenome sim, mas duvido que essa família seja inocente o suficiente pra não perceber a malícia, hehe. Pode ser que tenham feito de caso pensado, mas pode ser também que sejam megalomaníacos, ignorando o que pensa a opinião pública.

    Perdão pelo “espontâneo” com X.

  • Beto, meus pais são de Canoinhas, e eu inclusive tinha um amigo de lá que tinha o sobrenome Fuck. Infelizmente esse é o sobrenome deles! Que dominam a cidade, é Fuck pra todo lado!!! E mais infelizmente ainda, é que eles não tiveram criatividade pra escolher outro nome pras lojas! Então, esse não é o caso de não conhecerem o significado da palavra em inglês. É falta de desconfiômetro mesmo! Mas pra aliviar um pouquinho, ela se pronuncia com o som do “U” mesmo, e não com o “Ô do Fuck em inglês!

  • Amanda,

    legal essa sua informação, eu já desconfiava que a origem era realmente de algum sobrenome, mas….nós designers, temos que orientar nossos clientes para que não haja constrangimentos futuros 🙂

  • Os parentes do FUCK da Fiat (prenuncia-se fuq, alemão) também têm uma empresa que vende madeira.

    Juro pelo que há de mais sagrado, o nome do patriarca da família é NICETO.

    Nome completo: NICETO FUCK.

    Quem é de Canoinhas sabe.

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