Fuck Fiat & Pintos Shopping / Naming pra quê?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Quanto mais estudo e leciono branding , mais tenho conhecimento que nada sei, ainda mais quando aparecem na mídia duas “pérolas” como essas: Fiat Fuck: http://www.fiatfuck.com.br e o mais recente, Pintos Shopping: http://www.youtube.com/watch?v=nHC5aLNkFkY&feature=relatedd .

Dois cases onde o estudo de naming, sinceramente não existiu, ou mais provavelmente, foi uma grande estratégia de marketing para provocar buzz e assim gerar mídia espontânea, para alegria dos proprietários desses dois negócios. Pois não é possível que em pleno século XX, ainda exista quem não saiba o significado da palavra inglesa Fuck =Foder e nem da repercussão que iria provocar a utilização do nome Pintos num estabelecimento, ainda mais tendo o ator Reynaldo Gianecchini como garoto propaganda e se utilizando do slogan: “Pintos Shopping. Tudo o que você mais gosta, no lugar que você sempre quis”. Pronto, está feito assim o trocadilho que o marketing queria para gerar toda essa repercussão, tanto que o shopping já foi apelidado “carinhosamente” (sem trocadilho, por favor) de Pintão.

A consessionária Fiat Fuck encontra-se em quatro cidades: Canoinhas,  Guarapuava , São Bento do Sul e São Mateus do Sul, todas no sul do Brasil e o Pintos Shopping, na cidade de Teresina no Piauí. O case da Fiat ainda não descobri o “pai da criança”, mas a dos Pintos, a campanha foi desenvolvida pela Interativa Propaganda, agência também localizada em Teresina e que ficou famosa com a repercussão do vídeo, ou seja, todos saíram ganhando com o “Pinto do Gianecchini”.

Segundo matéria publicada na M&M Online: http://www.meioemensagem.com.br

“Apesar do nome gerar um estranhamento para as pessoas residentes em outros Estados, a companhia  proprietária do shopping é bem conhecida no Piauí. Com alguns empreendimentos na cidade de Teresina, a família Pintos investiu bastante na inauguração do Pintos Shopping, que abriu suas portas na manhã do dia 8 de novembro, depois de um clima de muito mistério e expectativa. Somente poucos convidados tiveram acesso ao local do shopping no momento da inauguração e o nome de Gianecchini foi mantido em sigilo até o momento exato. Além de aproveitar o período do Natal para começar os negócios com um bom número de vendas, a Pintos Magazine também tem o intuito de concorrer diretamente com o Teresina Shopping e o Riverside Shopping, os dois principais centros de compras da capital piauiense. O Pintos Shopping, inclusive, fica localizado bem próximo aos concorrentes.”

Ou seja, toda essa repercussão que foi gerada nas redes sociais, foi pelo simples fato cultural de associar o nome do shopping com possíveis interpretações maliciosas geradas não somente pelo nome, mas também pelo slogan adotado que acaba por enfatizar ainda mais esse case.

É possível que não houvesse toda essa expectativa quanto a essa repercussão que ocorreu (somente no YouTube, vários canais mostram o comercial, sendo que apenas um deles já conta com quase 500 mil visualizações), pois segundo os proprietários, no plano de marketing inicial, não previam que o estilo da campanha publicitária utilizada e a imaginação dos internautas, tornaria o Pintos Shopping um fenômeno nas redes sociais. Na tentativa de chamar a atenção da mídia e anunciar a inauguração de um novo empreendimento, o Grupo Pintos Magazine recorreu a uma estratégia comum para a maioria dos anunciantes: contratou um galã da TV e investiu em uma grande campanha publicitária na região.

Talvez um estudo mais apurado de naming não tivesse toda essa repercussão na mídia… naming pra quê?

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Distribua

11 comentários

  • A Fuck eu imagino que tenha começado na inocência do proprietário, cujo sobrenome seja Fuck (existe por aqui entre os alemães de SC). Já o "Pintos Shopping" levanta a seguinte questão: vale tanto a mídia expontânea no início do empreendimento, ao ponto de colocar um nome que cause deboche de quem não frequenta e constrangimento de quem o faz?
    • O nome é de FAMÌLIA , e NAO tem link algum no Nordeste com aquilo que voce está pensando. Já ouviu falar em regionalismo? A empresa tem 55 anos e o sobrenome é PINTO. Procure informar-se, afinal a internet nao serve apenas para troca de bobagens. A falta de cultura é que é impressionante... AH, nao há constrangimento algum...
  • Leo, se formos começar a levantar suposições, é possivel que o nome Pintos também também seja o sobrenome do proprietário do shopping. Mas como até agora não consegui a resposta da agência Interativa que acredito que não esperava essa repercussão toda...mas daqui a pouco a mídia esquece, e o povo continua a chamar de "Pintão", virando mais um case engraçado.
      • Margarida, pelo visto você deve pertencer a essa família, mas espero sinceramente que não nos leve a mal até porque essa notícia saiu um quase todoas as mídias direcionadas para propaganda, marketing e design. Não foi meu intuito fazer pouco caso desse sobrenome, você poderá constatar aqui: "Ou seja, toda essa repercussão que foi gerada nas redes sociais, foi pelo simples fato cultural de associar o nome do shopping com possíveis interpretações maliciosas geradas não somente pelo nome, mas também pelo slogan adotado que acaba por enfatizar ainda mais esse case." Também tenho um sobrenome português: Lima, sou neto de português e em agumas vezes na minha infância também ouvi algumas piadas, mas nunca levei a sério. O lado positivo dessa história é que essa repercussão acabou gerando uma mídia expontânea, e que é ótimo para o cliente, pois o custo é zero :)D Uma curiosidade, você trabalha com design e/ou marketing?
  • Então, o Pintos é da família Pintos, segundo a citação: "...a família Pintos investiu bastante..." Eu imagino que seja o sobrenome sim, mas duvido que essa família seja inocente o suficiente pra não perceber a malícia, hehe. Pode ser que tenham feito de caso pensado, mas pode ser também que sejam megalomaníacos, ignorando o que pensa a opinião pública. Perdão pelo "espontâneo" com X.
  • Beto, meus pais são de Canoinhas, e eu inclusive tinha um amigo de lá que tinha o sobrenome Fuck. Infelizmente esse é o sobrenome deles! Que dominam a cidade, é Fuck pra todo lado!!! E mais infelizmente ainda, é que eles não tiveram criatividade pra escolher outro nome pras lojas! Então, esse não é o caso de não conhecerem o significado da palavra em inglês. É falta de desconfiômetro mesmo! Mas pra aliviar um pouquinho, ela se pronuncia com o som do "U" mesmo, e não com o "Ã" do Fuck em inglês!
  • Os parentes do FUCK da Fiat (prenuncia-se fuq, alemão) também têm uma empresa que vende madeira. Juro pelo que há de mais sagrado, o nome do patriarca da família é NICETO. Nome completo: NICETO FUCK. Quem é de Canoinhas sabe.