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Palestra na PUC-RIO: Di

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A convite do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio, o pianista Alexandre Freitas ministra na próxima terça, dia 9 de setembro, às 19 horas, a palestra Diálogos entre som e imagem: interações entre música, pintura, cinema e design.

O palestrante vai discorrer sobre os seguintes temas: Como os sons e as imagens interagem em obras artísticas? Formas, cores e sons se completam? Como uma obra musical pode interferir em uma obra visual?

Freitas é doutorando em Música na Universidade de São Paulo (USP), mestre em Musicologia e História da Arte pela Universidade de Toulouse, (França) e bacharel em Música pela UFRJ.

A palestra acontecerá no auditório Pe. Anchieta, no Pilotis do Cardeal Leme dp campus Gávea da PUC-Rio (Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea/RJ). As vagas são limitadas e não haverá fornecimento de certificados.

Informações e Reservas
www.cce.puc-rio.br

Work Design'08 Londrina: Design It Yourself

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O WorkDesign propõe mostrar a capacidade que cada um tem de ser designer. O evento, organizado pelo curso de graduação em design da Universidade Estadual de Londrina, está programado para o período entre 15 e 19 de setembro, em Londrina-PR.

O encontro terá palestras e oficinas, tratando de temas como lettering, moda, infografia, toy art e fanzines, entre outros. A taxa de inscrição é R$ 25,00 para estudantes e R$ 35,00 para profissionais, com uma taxa extra de R$ 5,00 por oficina. As atividades acontecerão no Shopping Catuaí (Rodovia Celso Garcia Cid, km 377, Londrina).

A edição 2008, segundo os organizadores, dá continuidade ao conceito da edição do ano passado, “Design para todos”. Com o tema “Design It Yourself”, o Work Design propões uma reflexão sobre o design realizado pelos próprios indivíduos, sem equipamentos profissionais e a baixo custo.

Inscrições e informações
www.workdesign.org

Vaga para designer em concurso p

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Carla Piaggio manda avisar:

Vaga para designer em concurso público, remuneração: R$ 8.300,00 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (contratação temporária)

Setor: Assessoria de Comunicação Área de Atuação: Desenvolvimento de Interfaces Gráficas acessíveis a pessoas com deficiência.

Requisitos: Graduação em Desenho Industrial, Programação Visual, Comunicação Visual, Computação Gráfica, Design, Multimídia Digital, Tecnologia da Informação, Comunicação Social ou Mídias Eletrônicas, acrescida de mestrado ou de doutorado em Design de Interação ou Usabilidade de Interfaces ou de experiência mínima de 5 anos na área de atuação. Remuneração: R$ 8.300,00

Local: Distrito Federal, inclusive o processo seletivo http://www.pciconcursos.com.br/concurso/100091

Semana de Design da Unicarioca

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Diogo Reis manda avisar:

Outubro Design 2008
A semana de design da UniCarioca. Evento aberto a todos e gratuito. Acontecerá na UniCarioca do Rio Comprido na Av. Paulo de Frontin, 568 – Rio Comprido. Dos dias 6 a 10 de Outubro, entre as 18h e 20min as 22h.

Mais informações no blog do eventohttp://outubrodesign.wordpress.com ou no Comunidade do Orkut

Curso de FontLab em Curitiba

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Sábado, 27 de setembro, acontece em Curitiba, Paraná, a primeira turma do curso de software “FontLab” ministrado pelo typedesigner Eduilson Coan. O curso é parte do “Tipocracia Mais”, iniciativa que busca promover novos cursos tipográficos pelo país.

A aula acontece das 8h às 18h na Universidade Tuiuti do Paraná. A taxa de inscrição é R$ 240,00 e R$ 200,00 para estudantes e pessoas que já cursaram o Tipocracia. Inscrições efetuadas até o dia 12 de setembro terão R$ 30 de desconto. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail [email protected]. 15 vagas.
Mais informações no site: http://www.tipocracia.com.br/mais/fontlab.

Palestra: Design por um mundo sustent

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Danielle Titton manda avisar:

Na quarta-feira (10/9), a Escola de Design, localizada no câmpus da Unisinos em Porto Alegre, recebe a francesa Arlette Despond- Barré, pesquisadora e autora de vários livros sobre as artes aplicadas e desenho. Ela ainda é professora de história e de artes aplicadas ao desenho na Universidade de Sorbonne e também ministra aulas na pós-graduação do Instituto Francês de Mode, ambos em Paris.

Intitulada Design por um mundo sustentável, a palestra propõe a discussão do papel do design na concepção sustentabilidade. A atividade inicia às 19h e é aberta, mas as vagas são limitadas. As confirmações podem ser feitas pelo telefone (51) 3012-1363, ou pelo e-mail [email protected]

A Unisinos Porto Alegre fica na rua Luiz Manoel Gonzaga, 744 – Bairro Três Figueiras – Porto Alegre (junto ao Colégio Anchieta).

Voltando com a s

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Mau design, se não mata você, mata o seu negócio.

Sopa de letrinhas.

Produtos inocentemente fálicos.

Siga as instruções (se conseguir).

V

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Finalmente estão disponíveis os vídeos. Dica do Caparica

Mulher cria vestido que vira porta

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[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=SQRMn1dSowQ[/youtube]

Dica do Murilo Lima

O design e a engenharia

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Se tem uma coisa que eu adoro é conversar com gente inteligente. Mas o que mais me encanta mesmo é quando a pessoa usa essa inteligência para destruir meus argumentos, duvidar das minhas certezas, provocar a reavaliação dos meus conceitos.

 

Pois foi exatamente isso que aconteceu numa de minhas aulas de introdução à biônica. Estava confortavelmente discutindo sobre a definição de design que forjei junto com minha equipe em uma aula do doutorado. Depois de estudar várias referências (sim, nós analisamos também aquela que diz que design é sinônimo de projeto entre outras dezenas), concluímos, após exaustiva discussão, que o design se sustenta sob o tripé projetoconceitoestética. Desde então tenho usado essa definição, mesmo sabendo que ela não é consenso e gera polêmica. Não a apresento como “a verdade”. É apenas, do meu ponto de vista, a definição com a qual me senti mais confortável em defender até hoje.

 

Vejamos: o projeto permite a produção em escala industrial; o conceito explica a função primária do objeto, o significado, a escolha dos materiais, formas e cores, o ciclo de vida, a maneira como ele vai interagir com o ser humano, a ergonomia, a usabilidade; a estética é o que o torna atraente, o que encanta e faz vender.

 

Foi aí que os alunos perguntaram: mas e a função, não é o mais importante no design? Sim, a função é muito importante, mas, como já disse, ela está embutida no conceito. Para eles, a estética é que deveria estar implícita no conceito. Quem deveria sustentar o outro pé deveria ser a função. A sugestão é que o modelo fosse mudado para projetoconceitofunção.

 

Retruquei que hoje em dia, dadas as inúmeras opções de compra, o desempenho e a facilidade de uso de objetos concorrentes são mais ou menos equivalentes. As pessoas não escolhem uma televisão ou um carro pela sua função estrita, mas pela sua função ampla, que inclui o simbolismo. A função estrita (o uso primário do objeto) continua fundamental; ninguém quer um telefone que não funcione; mas não é mais o fator que decide a compra.

 

Há objetos de design, inclusive, cuja função é apenas significar; é o caso das jóias e de alguns acessórios, por exemplo. O peso da função no projeto do objeto dependeria então do contexto onde (e por quem) ele será usado. Por isso é que, para mim, a função faz parte do conceito. Apenas para evitar mal entendidos, vou repetir: não estou dizendo que a função primária não é importante, mas que o peso da funcionalidade em um objeto depende de como ele foi conceituado. Para deixar bem claro, coloco a função simbólica nos domínios da estética e deixo a função primária (usabilidade) no eixo do conceito.

 

Então o Daniel me desafiou: ok, algumas aquisições privilegiam o significado e a estética na decisão de compra. Mas há outras onde a aparência nem é considerada. Se eu vou adquirir um tanque de guerra ou um míssil, por exemplo, estou pouco me importando se o negócio é feio ou bonito. O desempenho dele é mais importante que tudo.

 

É mesmo, o rapaz tinha toda razão. Fui para casa matutando, onde é que está o furo na minha linha de raciocínio? Se eu vou comprar um robô ou uma máquina industrial, não escolho pela beleza, mas pelas características técnicas. Será que eu deveria rever minha definição de design?

 

Foi então que, depois de uma noite mal dormida de tanto queimar os miolos, cheguei a uma conclusão que me satisfez. Olha só.

 

Quando um objeto é concebido pensando-se apenas e tão somente na sua função primária, sem considerar sua função simbólica (estética) isso não é design. É engenharia.

 

Justamente o que separa o design da engenharia é essa perninha da estética. O projeto e o conceito, a engenharia também tem, posso dizer com toda certeza, inclusive, porque foi lá que a ergonomia nasceu. Na estética é que mora a diferença entre a engenharia e o design — a engenharia não perde tempo em encantar; o foco do trabalho é a função primária do objeto.

 

No final das contas, foi um ótimo exercício de auto-conhecimento. Finalmente descobri que foi exatamente esse o motivo que me fez migrar da engenharia para o design. Eu adorava a engenharia, faria tudo de novo, mas sentia falta da estética, do simbólico.

 

É isso, então. Na engenharia, a forma segue a função. No design, a forma segue a intenção.

 

Obrigada, Daniel.

Lígia Fascioni | www.ligiafascioni.com.br

Palestras e workshop gr

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Dani Lucena manda avisar via lista dG:

Após temporada de sucesso nos espaços da CAIXA Cultural em São Paulo e Brasília, chega à CAIXA Cultural Rio de Janeiro, no dia 30 de setembro, a exposição Pierre Mendell Cartazes. A mostra, inédita na cidade, tem curadoria de Bebel Abreu e traz trabalhos do premiado designer gráfico alemão. Serão expostos 53 cartazes, 16 deles especialmente criados para a Neue Sammlung, Museu para Artes Aplicadas e Design, Munique, e outros 23 para o Teatro Nacional de Munique.

Fazem parte da programação da mostra a palestra “Cartaz e Expressão”, no dia 02 de outubro, o workshop homônimo, em 04 de outubro, com Rico Lins, importante designer brasileiro – membro da AGI, Alliance Graphique Internationale ? e ainda uma palestra, no dia 06 de novembro, com o designer Alexandre Wollner, um dos principais nomes na formação do design moderno no Brasil e um dos fundadores da ESDI ? Escola Superior de Desenho Industrial.
Os interessados em participar devem se inscrever pelo telefone 21 2544 4080 ou pelo email:
[email protected]. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Exposição Pierre Mendell Cartazes
Local: CAIXA Cultural RJ ? Galeria 1 ? Térreo
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (ao lado da estação Carioca ? Metrô)
Visitação pública: 30 de setembro a 09 de novembro de 2008
Horário de visitação: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
domingo, das 10h às 21h
Entrada franca
Visita monitorada para escolas com agendamento prévio. Acesso para portadores de necessidades especiais
Confira a programação da CAIXA Cultural em:
www.caixa.gov.br/caixacultural

PROGRAMAÇÃO
Cartaz e Expressão“, com Rico Lins:
Palestra:
Data: 02 de outubro de 2008, às 19h
Local: CAIXA Cultural ? Auditório do subsolo
Horário: 19h
Workshop:
Data: 04 de outubro de 2008
Local: CAIXA Cultural ? Sala Margot
Horário: das 10 às 18h
Inscrições gratuitas: (21) 2544-4080 ? [email protected]
Vagas limitadas

O Cartaz como laboratório visual“, com Alexandre Wollner
Palestra
Data: 06 de novembro de 2008
Local: CAIXA Cultural ? Auditório do subsolo
Horário: 19h
Inscrições gratuitas: (21) 2544-4080 ? [email protected]
Vagas limitadas

Mais Informações:
Assessoria de Imprensa
Caixa Econômica Federal
CAIXA Cultural – Rio de Janeiro/RJ
Daniele Lucena, Aline Borba e Mara Marques
Fone: (21) 2497 5022
Cels: (21) 8215 0900 // 7892 1433 // 96174772
www.caixa.gov.br/caixacultural

Vaga para designer no Concurso do IBGE

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Thomas da Tô+ Branding manda avisar:

Segundo o uol, o salário é de R$ 4.000,00
http://noticias.uol.com.br/empregos/ultnot/2008/08/31/ult880u7322.jhtm

As inscrições poderão ser feitas apenas pela Internet, no site da Consulplan, organizadora do processo seletivo, até o dia 25 de setembro, com taxa de R$ 33. As provas estão previstas para o dia 9 de novembro.

Descrição do cargo:
Programação Visual
Curso superior completo em Design com habilitação em Comunicação Visual ou Mídia Digital, ou Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual ou Comunicação Visual, ou Comunicação Visual.

Abertas inscri

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Com o objetivo de estimular o artesanato brasileiro e reconhecer as cem unidades produtivas mais competitivas do País, o Sebrae promove a segunda edição do Prêmio Top 100 de Artesanato. O período de inscrições prossegue até 30 de setembro e podem participar artesãos, cooperativas, associações ou grupos de produção artesanal. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas unicamente pelo site www.top100.sebrae.com.br, que estará habilitado durante o período de inscrição.

Leia a matéria completa de Tatiana Alarcon na ASN.

Roteiro de Grafites em BH

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Dando sequência ao convite que fiz através do post sobre roteiro de grafites em São Paulo, a Luiza Carstens mandou ver numa pesquisa aqui de Belo Horizonte.

Grafite que é grafite se destaca na poeira da cidade. Aqui estão alguns bairros que além de se destacarem, fazem você ficar pasmo com a beleza e o primor de cada traço.

Floresta
O bairro Floresta fica na zona leste de Belo Horizonte e é cercado de casas, terrenos baldios, prédios inacabados que servem de prato cheio para os grafiteiros da cidade de plantão. Local de tradicional boemia, não podia deixar de ter suas superfícies tão coloridas e estampadas.

O primeiro lugar que você não pode deixar de visitar é na Av. do Contorno esquina com a Rua Silva Jardim. Existe uma casa na qual está estampado um grafite do artista Luc, que é tão intenso que se pode ver de longe. Suas formas e cores chamam atenção de qualquer um. Aproveitando, na rua ao lado existe um estacionamento com umas rubricas estilizadas imensas e azuis.

Mais a frente, ainda no Floresta, um muro torna-se temático. Um mural, na qual os Ganeshas, ícones da religião hindu e símbolo das soluções lógicas foram pintados pelo olhar de três interpretantes diferentes. Os traços de cada grafiteiro ficam bem claros.

O bairro Floresta é um excelente lugar para explorar. Cada dia, surgem novos grafites. Não deixe de conferir.

Centro
O Centro é cheio de grafites inexplorados. Uma grande e extremamente prazerosa descoberta foi o grafite que está estampado em um quarteirão inteiro da Rua Guaicurus aos fundos da Escola de Engenharia da UFMG. Esse é passeio para a tarde inteira. Vá lá e observe que dos dois lados da rua existe um prato cheio, lotado de grafites belíssimos.

Vale a pena também passear pela Rua São Paulo, do começo ao fim, é cheia de grafites, incluindo do grafiteiro carioca Toz. Aproveite também e suba a Rua Guajajaras, esquina com a São Paulo. Lá existe um imenso painel ao longo do muro de um estacionamento com grafites saltitantes e fresquinhos.

Funcionários/Savassi
Bairro que concentra um dos maiores fluxos de pessoas de Belo Horizonte, concentra também um grande número de rubricas e assinaturas. É praticamente uma galeria a céu aberto.

Na Av. do Contorno, número 4441, um grafite salta da parede em meio a caras e bocas de cachorros e personagens estilizados.

Avenida dos Andradas
A Avenida dos Andradas é praticamente o parque de diversão dos grafiteiros. Ao longo de sua extensão as cores e formas enaltecem uma parte da cidade que ainda é cinza.

Também na Avenida, está a Serraria Souza Pinto que tem suas paredes todas coloridas pelos dedinhos frenéticos dos grafiteiros de BH. A Serraria está sediando, até dia 7 de setembro, a Bienal Internacional do Grafite. Fique de olho.

Grafites Póstumos
Na Praça Afonso Arinos no Centro. A porta do Teatro da Praça possuía um grafite mega simpático.

Aproveitando a deixa, o mesmo grafiteiro estampou o tapume de um terreno na Av. do Contorno ao lado do Pátio Savassi, mas esse também não sobreviveu.

Homenageando a maior área grafitada de Belo Horizonte foi coberta há poucos dias. O antigo e colorido muro da Faculdade FUMEC foi substituído por um branco gelo sem graça.

Quer saber mais sobre grafite?

Existem duas publicações excelentes sobre grafite. A primeira é mundial, e conta mais com artistas paulistas. Já a segunda, de Juliana Pontes é um levantamento das intervenções de superfície em Belo Horizonte.

Tristan Manco – Graffiti Brasil. Thames & Hudson, Reino Unido, 2005.

Juliana Pontes – Na rua: pós-grafite, moda e vestígios. Ed. Fumec: Belo Horizonte, 2007

Valeu Luisa! Acho que em breve teremos Floripa desfilando por aqui!

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