Repensar o branding

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Repensar. Essa é a palavra de ordem para trabalhar a comunicação na era digital. Repensar as marcas, o marketing#marketing, os consumidores e o design#livro design, é fundamental para o consultor de branding design#branding e estratégia digital Peter Lau, cuja apresentação deu início ao World Web Expo Fórum, evento promovido pelas revistas TI INSIDE, TELETIME e TELAVIVA, nesta terça, 18/3, na Câmara Americana de Comércio (Amcham) de São Paulo.

Para Lau é preciso entender o mundo digital como cultura. ?As pessoas não querem mais apenas sentar no sofá e ver TV. Elas querem participar das mídias?, diz. Assim, surgiu a necessidade de criar interfaces e aplicativos para que as pessoas tenham acesso às informações, segundo o consultor.

Diante deste cenário, torna-se necessário repensar o que é o ?branding#branding?, ou a determinação de posicionamento e a divulgação da marca. Existem, segundo Lau, dois tipos de ?branding?, ?brand image? e ?brand inovation?, que também podem ser entendidos como ?marketing antigo? e ?marketing novo?, respectivamente.

O primeiro seria aquele ultrapassado, no qual os consumidores são meros receptores da mensagem, recebendo promessas dos anunciantes e sendo tratados como audiência passiva.

O segundo tipo de marketing seria aquele baseado no envolvimento com o consumidor, dinâmico, no qual a marca funciona como ?moeda? (utilizada para estabelecer relações entre as pessoas). Para Lau, o primeiro tipo de marketing deve perder poder diante deste cenário digital participativo. ?A marca é como uma pessoa, tem desejos e sonhos. No final, o que ela quer é se envolver em um relacionamento?, compara. ?Experiências geniais fazem com que as pessoas se apaixonem pelas marcas?.

O consultor diz ainda que o sucesso de alguns produtos e marcas pode ser explicado a partir do design. ??Digital experience design?, ou interface entre marca e consumidor, é igual a branding, ou seja, interface é igual a branding. Neste caso, o mais importante é a experiência do usuário e não um logotipo?, afirma. Ele exemplifica com o caso do iPod#ipod, que leva o logotipo da Apple na parte traseira do aparelho, sem qualquer destaque. ?O click wheel é a marca da Apple neste caso?, diz.

Métrica
Peter Lau diz ainda que os profissionais de marketing precisam deixar de lado as métricas atuais para medição de audiência online. Essa métrica deve ser feita com base no tempo em que o usuário interage com a marca.

?Da mesma forma, é preciso criar briefings de experiência não de campanha?, explica. Ele dá a dica para as agências de publicidade: ?Não se pode depender apenas da equipe de criação. É preciso chamar pessoas de design, tecnologia e estratégia?.

O consultor diz ainda que os consumidores mudaram, e que é preciso estar atento às redes sociais, lugares onde eles estão. ?Com banners não é possível chegar ao consumidor?, conclui

Daniele Frederico

Fonte: TI inside

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *