O Irã reclamou de forma oficial do logotipo escolhido pelos Jogos Olímpicos de Londres-2012. O país afirma que o símbolo, revelado em 2007, faz referência à história do judaímo ao fazer referência à palavra ‘Zion’ (Sião, em português). Em carta, Bahram Afsharzadeh, secretário-geral do Comitê Olímpico disse que seu país pode boicotar o evento. “Não há dúvidas de que negligência nesta questão pode afetar a presença de alguns países em Londres”,

O logo traz os algarismos que compõem o número 2012 de forma estilizada. Assim, na visão iraniana, o ‘2’ pode ser um ‘Z’, o ‘0’ seria um ‘O’, o ‘1’ interpretaria o ‘I’, enquanto o outro ‘2’ poderia ser lido como um ‘N’ ao contrário. Como o número aparece escrito com “20” em cima e “12” logo abaixo, uma leitura vertical permitira encontrar um “ZI” e um “ON”.
O COI rechaçou a possibilidade de mudar o logo – também muito criticado por seu valor estético. “Nós recebemos a carta iraniana e a nossa resposta é a seguinte: o logotipo de Londres 202 representa a figura de 2012, nada mais”, garantiu o Comitê.
Minha opinião: não quer participar TCHAU!!! Simples assim…infelizmente quem irá perde são os atletas, que certamente não devem nem estar aí para esses problemas culturais e políticos.
Artigo anteriorValendo Premio – Jogo das Marcas: marca 55 – parte 01
Próximo artigoDesign Thinking: Mitos em Negócios
Diretor de Arte e Designer Gráfico com 27 anos de mercado aqui no Brasil e na Europa. Foi professor convidado a ministrar aulas de Introdução ao Design (workshop) para gerentes de marketing, em 1988 na ESPM/Rio. É membro do THE ART DIRECTORS CLUB OF NEW YORK / USA desde outubro de 1994. Sócio-diretor do STUDIO BETO LIMA Design & Comunicação: http://fotologue.jp/BetoLima . Graduado em Publicidade pela SUAM/RJ(1979), em Belas Artes pela UFRJ(1983) e Comunicação Visual pela UNIVERCIDADE/ RJ(1988). Cursou o mestrado em Design na ESDI/ UERJ em 2008. Professor do curso de Gestão de Marcas/Branding na: FACHA (desde 2008): http://facha.edu.br/extensao/ e na EADFACHA (desde 2009): http://ead.facha.edu.br/ Em 2010, seu nome foi incluído no Top Marketing Professors on Twitter: www.smmmagazine.com/exclusives/top-marketing-professors-on-twitter/ onde seu número é o #46

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui