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Emprego: UNESA – Webdesigner – RJ

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Tipo de Profissional: Design :: WebDesigner
Local: UNESA Rio de Janeiro,RJ
Anúncio: DESIGNER JR perfil: – Superior em Desenho Industrial ou cursos afins. o profissional deverá: – Desenvolver ilustrações e animações em Flash; – tratar imagens em Photoshop; – criar lay-outs, banners para materiais multimídia, portais e jogos.

Essenciais conhecimentos em: – Animação em Flash – Photoshop – HTML Desejável: – ilustração – action script – ter trabalhado com EAD

Contato: Claudio Sarmento E-mail: [email protected]

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Estagiário de Criação Empresa: 1Stop / Total On Demand
Local: Rio de Janeiro / RJ
Descrição: Agência de promoção e eventos contrata estagiário para equipe de Criação. – Estudante de Propaganda ou Design Gráfico; – Cursando a partir do 6º período da faculdade;

– Necessário apresentação de portfólio (digital ou impresso); – Domínio básico de ferramentas gráficas como: Photoshop e Illustrator. Contato: Diogo Bonaparte [email protected]

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A Mostra Design do Instituto Federal de Santa Catarina (antigo CEFET/SC) acontece desde 2003, divulgando à comunidade estudos e trabalhos feitos pelos graduandos do CST Design de Produto. Inicialmente organizada pela coordenação do curso e pelo Centro Acadêmico, há 4 edições é gerida pelos alunos do sétimo módulo com orientação do ministrante do eixo-temático (disciplina) de Gestão de Projeto.

Mesmo estando sob a coordenação dos alunos do módulo, a mostra não deixa de receber o apoio da coordenação do curso e do Centro Acadêmico, além do Departamento de Metal Mecânica e da Reitoria do Instituto.

Nesta edição o evento traz o tema ?O Papel do Consumidor na Produção de Design?, que acontecerá no Campus Florianópolis – SC do IF-SC, dos dias 18 a 20 de Março de 2009 e contará com palestras, mesas redondas, oficinas e outras atividades, todas abertas ao público.

Por que design? Para que design? E, mais importante, o que você tem com isso?

O papel do designer na sociedade vem sendo amplamente discutido em eventos da área e outras mídias, a 12º Mostra Design IF-SC coloca em pauta a discução sobre a influência do consumidor dentro do design. Dialogando com o público sobre consciência, responsabilidade e direitos, e como designers, empresas e consumidores podem se beneficiar com isso.

No evento, acontecerá também a exposição de trabalhos acadêmicos do Curso Superior de Design de Produto do IF-SC – Instituto Federal de Santa Catarina (antigo CEFET-SC), reconhecido em 2007 pelo MEC com nota máxima, onde os participantes poderão conhecer alguns dos produtos desenvolvidos pelos alunos e um pouco do processo produção de Design.

Além de conhecer os trabalhos do Design de Produto IF-SC, empresários e representantes de empresas terão a oportunidade trabalhar em conjunto com o IF-SC através dos trabalhos de conclusão de curso (TCC´s) e/ou em outros projetos que poderão trazer amplos benefícios para ambos os envolvidos, além de fortalecer a indústria catarinense. Para isso deverão se cadastrar no projeto ?TCC na Empresa!?, através do site da 12ª Mostra Design.

Maiores Informações: http://www.mostradesign-ifsc.com.br/ ou [email protected]

Tipos de Pantone

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Intitulado originalmente como Pantone Typeface. É uma apresentação do alfabeto completo, onde a tipografia trabalha os nuanciers de cores do Pantone. Uma experiência organizada por Post Typhoghapy em Baltimore, e concebido por Marc Alcock.

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Irado não?

fonte: fubiz

Design Renault

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Um dos escritórios do Centro de criação Renault, tem um protótipo irado, onde tem como conceito um corte diferente. O Mégane com portas borboleta, esportivo e compacto. O Renault Mégane Coupé.

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Update: Este carro foi apresentado no salão de Genebra, segundo a revista quatro rodas.

Não é tão simples…

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Nada melhor do que descobrir que o que a gente tinha como certeza, é, na verdade, pura balela. Ou, pelo menos, saber que as coisas não são tão planas como a gente imagina. Dá uma oxigenada no cérebro, reconecta algumas sinapses, faz a gente acordar. É bom. 

Quantas vezes já li que “menos é mais” e que a simplicidade é uma característica essencial ao bom design? Sei lá, perdi a conta. Pois estava lendo “Diseño gráfico y comunicación”, de Jorge Frescara, e o vi defendendo um ponto de vista completamente contrário. Olha só como a dúvida sobre os benefícios da simplicidade procedem. 

Num mundo onde a gente praticamente se afoga em informações, os designers gráficos são os profissionais que possuem conhecimento e experiência para separar o que é importante e o que é ruído e enfatizar aquilo que se quer transmitir. Na tentativa de organizar melhor as coisas e “limpar” o excesso de ornamentos que imperavam nas peças gráficas do início do século XX, alguns movimentos artísticos como o construtivismo, o De Stijl e a escola Bauhaus acabaram por desenvolver e popularizar trabalhos mais despojados e simples. 

 

As palavras-chave eram: coerência, economia, simplicidade. E esses quesitos foram naturalmente relacionados com funcionalidade e beleza. Pois Frescara nos mostra justamente que a simplicidade está mais relacionada com o conceito de beleza (o que não é pouco) do que de funcionalidade. Acompanhe. 

Nos anos 50 era praticamente um consenso de que não só o simples era equivalente a “bom”, mas também significava “mais legível”. Os designers de pictogramas (aqueles desenhos estilizados que a gente vê na sinalização de ambientes e rodovias) foram os mais influenciados por essa nova verdade. Em vez de ampliar ao máximo o poder informativo dos símbolos, os profissionais se concentraram em descobrir até que ponto poderiam “limpar” o desenho sem destruir a função informativa básica. 

Em 1972 (já faz um tempão), uma pesquisa na Inglaterra demonstrou que não há relação direta entre a simplicidade do design e a eficácia na transmissão da informação. Pesquisas de 1975 mostraram que a simplificação das formas de um símbolo não aumenta a sua legibilidade sob nenhum ângulo de visão (é claro que não se comparou uma forma complexa com uma simples – apenas foram utilizados símbolos com mais ou menos detalhes). 

O mesmo acontece com fontes tipográficas. Algumas, como a Universal, concebida para ser simples e legível, é realmente simples (usa o mínimo de retas e arcos de círculo), mas não é necessariamente mais legível do que outras com um pouco mais de detalhes. Em matéria de legibilidade, um dos critérios mais importantes é evitar enganos. Na versão original da Universal (hoje chamada “Alfabeto Bayer”), como resultado da busca pela simplicidade, foram abolidas as letras maiúsculas. 

Aliás, aí é que Frescara nos mostra a chave da confusão. Ele diz que os designers acabam se equivocando porque buscam a simplicidade em vez de encontrá-la como resultado da busca pela funcionalidade. Simples passou a ser requisito de projeto, tão ou mais importante que a funcionalidade. Mais do que um critério, acabou virando um estilo. 

Ok, mas essa conversa toda não é para liberar toda e qualquer bagunça visual, é claro que o simples ainda tem o seu valor, que nem de longe é pouco (nem que seja apenas para considerar a questão estética). Mas vale a discussão para fazer a gente pensar mais um pouco sobre verdades imbatíveis. 

É, nada é tão simples como parece, nem mesmo a própria simplicidade.

RDesign RJ/ES 2009 Campos

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Já se foi o debate a respeito do logo. Agora fica o convite oficial, vai rolar dia 18 a 21 de abril de 2009 no Campos dos Goytacazes-RJ o Rdesign Campos “Venha vender esse peixe!”
Mais informações: http://rdesign.cefetcampos.br/

As inscrições do primeiro lote serão abertas dia 16/3/2009

The Grid System

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O site The Grid System contém informações interessantes e confiáveis sobre grids. O site é divido em ferramentas, seções, artigos, muito útil para compreender a importância dos grides e suas aplicações.

Tudo sobre em: The Grid System

Jogo das Marcas: marca 27 – parte 01

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Pois bem galera depois de um tempão voltamos com o jogo que mais agita nosso website. É o jogo das marcas voltando em grande estilo, com direito a patrocinador. Isso mesmo! PATROCINADOR. A Revista ABCDesign da Infolio, vai premiar o vencedor dessa rodada com uma edição.

O acertador desta marca será agraciado com um exemplar da ABCDesign #27.
Pois bem, vamos ao jogo, que o que interessa.

Jogo das marcas – marca 27 – parte 01

Aposta!

Duvido que alguém descubra a marca antes do terceiro pedaço!

Quem acertar ganha os pontos em dobro.

Resumo das Regras:

Arrisque um palpite ou faça uma pergunta do tipo que a resposta seja ?sim ou não??:Ex.: ?É uma marca de alimentos??
Cada usuário tem direito a 1 comentário por pedaço postado.

Regras do jogo completas

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Arte na era Google

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A  “puta” evolução do Google não para, não tem limites, e sempre surpreende e muda os habitos de quem às utiliza.

Dessa vez o Google da Espanha colocou no seu módulo de mapas (Google Maps) 14 obras-primas do Museu do Prado em altíssima resolução, que permitem ao internauta conferir com uma proximidade impressionante os detalhes da imagem. São as seguintes:

As Meninas, de Velázquez [1650]
O Jardim das Delícias, de Bosch [1500-1505]
A Descida da Cruz, de Roger van der Weyden [1435]
Anunciação, de Fra Angélico [1437 – 1446]
As Três Graças, de Rubens [1636-1638]
Retrato de Cardeal, de Rafael [1510]
Os Fuzilamentos de 3 de Maio, de Goya [1814]
A Crucificação, de Juan de Flandes [1509-1518]
Autorretrato, de Dürer [1498]
A Imaculada Conceição, de Tiepolo [1767-1769]
O Sonho de Jacob, Jose de Ribera [1639]
O Cavaleiro com a mão no peito, de El Greco [1577 – 1584]
Retrato de Carlos V depois da batalha de Mühlberg, de Tiziano [1548]
Artêmis, de Rembrandt [1634]

Agora o mais importante:

Entre agora no Google Maps – Museu do Prado.

Lá também tem um vídeo mostrando um pouco desse processo.

Mais
Halta Definizione é outro site que disponibiliza imagens em alta resolução… www.haltadefinizione.com

Mitsubishi fecha centro de design

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O grande problema na crise econômica não para de assolar o mundo das fabricantes de automóveis. A Mitsubishi Motors é uma delas e acaba de anunciar mais um corte de custos. O centro de design da marca nos Estados Unidos fechou suas portas ontem (segunda-feira, dia 9), culminando na dispensa de 60 empregados.

Desta forma, todo desenvolvimento de novos produtos ficará a cargo da matriz no Japão, onde a empresa também enfrenta os duros efeitos da queda dramática do mercado local, que somente em fevereiro deste ano registrou baixa de 33%.

O centro de design da Mitsubishi nos EUA foi responsável pela criação da atual linha do esportivo Eclipse, os sedãs Galant e Endeavor, além da picape Raider, modelo que recentemente teve sua produção descontinuada para conter gastos. O fabricante japonês também limou o desenvolvimento de carros de competição, o que implica na sua ausência na próxima edição do Rally Dakar, corrida dominada pela marca nos últimos dez anos.

Uma Gráfica de Fronteira – Rico Lins

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A obra gráfica de Rico Lins demonstra como são imprecisos os limites entre a arte e o design. Arte compreendida no sentido amplo: não só artes plásticas, mas música, dança, arquitetura, fotografia, moda, poesia… e tudo isso ignorando uma outra fronteira interna, aquela que até bem pouco separava as formas de expressão cultas, forjadas nas academias, das formas populares, nascidas de inteligências tão potentes que vingam em territórios inóspitos, áridos e violentos.

Atividades complementares
lançamento do catálogo – 12 de março, quinta-feira, às 19hs
visita guiada e workshop com Rico Lins – 14 de março, sábado, das 10h às 17h
(vagas limitadas, inscrições através do e-mail [email protected])

Apesar da pouca idade, quando Rico Lins entendeu que o seu negócio era o design ele já era muitas outras coisas: lidava e transitava por territórios diversos, um cidadão do mundo para quem a nacionalidade não era um limite, mas uma falsa questão, e o intercâmbio de idéias, o contrabando de tempos e espaços, uma condição para sobreviver num mundo – para o bem e para o mal – definitivamente contaminado. Uma conclusão sedimentada por estadias duradouras em Paris, Londres e Nova York, em todas elas envolvido com a produção de discos, livros, revistas e cartazes. A essas vivências somaram-se suas passagens reais e imaginárias por Havana, São Francisco, Hanói, Varsóvia, Ulm, Weimar e, é claro, Rio de Janeiro, todas concorrendo para a confecção da história e geografia criativas do artista.

Ciente de que o design é cada vez mais uma zona de articulação entre tecnologia, mercado e cultura, Rico Lins sempre se pautou pela sobreposição de técnicas e linguagens díspares, da xilogravura e da tipografia mais ortodoxa ao recurso gráfico de última geração; do lambe-lambe à informação processada digitalmente. Trespassamento de estruturas de pensamento e de técnicas produtivas: a comprovação de que, como ele gosta de dizer, o atrito produz energia, a mesma energia que se desprende dos muros das nossas cidades.

Por tudo isso é que “Rico Lins – Uma gráfica de fronteira” não é uma mostra no sentido convencional, não se reduz a uma apresentação de seu magnífico portfólio. Mais do que isso, tem-se aqui um artista que traz a público a seiva de sua poética, a explicitação em estado mais puro dos processos e elementos dos quais se vale. Daí o caráter ambiental dessa mostra, uma sorte de “instalação” que esclarece a visão de mundo de Rico Lins, própria a um designer gráfico capaz de fundir, combinar e reciclar palavras, imagens e ritmos, encarnando-os em tecidos, papéis e edifícios, sons e projeções e até mesmo em suportes que rondam a imaterialidade.

RICO LINS: UMA GRÁFICA DE FRONTEIRA
Caixa Cultural RJ
Av. Almirante Barroso, 24 – Centro – Rio de Janeiro

fonte: dG

Fotografia ou Arte?

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Hiperrealismo com Alyssa Monks. Fantástico o trabalho dessa americana, vale a pena conferir.


Mais imagens aqui!

Excesso de Referência

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Na semana passada rolou em diversos emails internos em listas de design, uma grande polêmica, relacionado a semelhança entre  logos do Blog .marcamaria (que foi criado em 2007) e o Rdesign Campos (Encontro Regional de Design) que acontecerá no Rio agora em 2009. Fiquei em dúvida em postar isso aqui, mas acho pertinente obter a resposta de todos uma vez que é um assunto interessante a ser debatido.

A pequena discução está rolando porque houve uma certa semelhança do “peixinho” que há em ambas as logos. Onde algumas pessoas acreditam ser coicidência a tal semelhança e outras optam por falar que é plágio, cópia ou o vulgo excesso de referência.

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Logo MarcaMaria
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Logo Rdesign Campos

Segundo o criador do logo .marcamaria, Fábio Sousa (faso) na hora em que notou tal semelhança optou por fazer um “teste” redimensionando os peixes e sobrepondo a fim de verificar se o traço do vetor é o mesmo. Onde obteve uma afirmação (vide figura abaixo).

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tentou entrar em contato com os coordenadores do Rdesign Campus, onde demorou para houver algum tipo de entendimento, via comentários em seu blog.

Porém no dia 06 deste mês (Março) uma das organizadoras, Ludmila deixou um comentário no Marcamania informando que o peixe será removido da marca (mediante a comprovação fotográfica do evento).

Agora fica a minha dúvida, um estudante de design realmente copiou tal elemento ou não? se sim deveria haver algum tipo de punição para este? Ví alguns comentários também onde pessoas falaram que este peixe é desenhado por qualquer criança de 8 anos, isso muda alguma coisa?

Update… Segundo o blog do R Campos, onde postaram uma nota oficial sobre o ocorrido. A Ludmila se equivocou ao falar que seria removido o elemento do logo.

Emprego: Funda

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Interessados enviar CV e portfólio para ser inserido no processo seletivo. Necessário conhecimento e experiência em design gráfico e web.  [email protected]

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