Início Site Página 143

Art Mundi 2009

0

Consolidada em São Paulo e Brasília como principal evento do setor de artesanato internacional, a Art Mundi 2009 ? 5ª Feira Mundial de Artesanato está chegando com a sua primeira edição na capital Carioca. Evento que será realizado de 17 a 26 de abril de 2009 no Rio Centro.

A Art Mundi Rio contará com atrações especiais como apresentações culturais e oficinas de artesanato, tornando-se interativa com o público visitante, além de disponibilizar O Dia do Lojista, um dia exclusivo, onde o lojista aproveitará vendas no atacado.

Sempre buscando o melhor do artesanato, rodamos o mundo para garantir a presença de peças originais, com qualidade e design diferenciados, o resultado disso são as seções temáticas, onde estarão expostos artesanatos típicos de uma região ou que representam uma linha criativa e diferenciada como a ArtDesign.

Concurso para professor de design da UFMG

1

Graduados em design, artes visuais, comunicação ou arquitetura podem postular a uma vaga de professor na área “Design de interface e desenho”, aberta em concurso público da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O cargo, no nível de professor auxiliar, será para lecionar no Departamento de Desenho da UFMG.

As inscrições, que vão até 31 de março, podem ser feitas pessoalmente na secretaria geral da unidade, que fica na Av. Antonio Carlos, 6627 (Pampulha), Belo Horizonte.

A taxa de inscrição é R$ 20,00 e deverá ser paga no Banco do Brasil.

Mais informações

(31) 3409-5263
www.eba.ufmg.br

Exposi

2

A obra gráfica de Rico Lins demonstra como são imprecisos os limites entre a arte e o design. Arte compreendida no sentido amplo: não só artes plásticas, mas música, dança, arquitetura, fotografia, moda, poesia… e tudo isso ignorando uma outra fronteira interna, aquela que até bem pouco separava as formas de expressão cultas, forjadas nas academias, das formas populares, nascidas de inteligências tão potentes que vingam em territórios inóspitos, áridos e violentos.
Atividades complementares
lançamento do catálogo – 12 de março, quinta-feira, às 19hs
visita guiada e workshop com Rico Lins – 14 de março, sábado, das 10h às 17h
(vagas limitadas, inscrições através do e-mail [email protected])

Apesar da pouca idade, quando Rico Lins entendeu que o seu negócio era o design ele já era muitas outras coisas: lidava e transitava por territórios diversos, um cidadão do mundo para quem a nacionalidade não era um limite, mas uma falsa questão, e o intercâmbio de idéias, o contrabando de tempos e espaços, uma condição para sobreviver num mundo ? para o bem e para o mal ? definitivamente contaminado. Uma conclusão sedimentada por estadias duradouras em Paris, Londres e Nova York, em todas elas envolvido com a produção de discos, livros, revistas e cartazes. A essas vivências somaram-se suas passagens reais e imaginárias por Havana, São Francisco, Hanói, Varsóvia, Ulm, Weimar e, é claro, Rio de Janeiro, todas concorrendo para a confecção da história e geografia criativas do artista.

Ciente de que o design é cada vez mais uma zona de articulação entre tecnologia, mercado e cultura, Rico Lins sempre se pautou pela sobreposição de técnicas e linguagens díspares, da xilogravura e da tipografia mais ortodoxa ao recurso gráfico de última geração; do lambe-lambe à informação processada digitalmente. Trespassamento de estruturas de pensamento e de técnicas produtivas: a comprovação de que, como ele gosta de dizer, o atrito produz energia, a mesma energia que se desprende dos muros das nossas cidades.

Por tudo isso é que ?Rico Lins ? Uma gráfica de fronteira? não é uma mostra no sentido convencional, não se reduz a uma apresentação de seu magnífico portfólio. Mais do que isso, tem-se aqui um artista que traz a público a seiva de sua poética, a explicitação em estado mais puro dos processos e elementos dos quais se vale. Daí o caráter ambiental dessa mostra, uma sorte de “instalação” que esclarece a visão de mundo de Rico Lins, própria a um designer gráfico capaz de fundir, combinar e reciclar palavras, imagens e ritmos, encarnando-os em tecidos, papéis e edifícios, sons e projeções e até mesmo em suportes que rondam a imaterialidade.

RICO LINS: UMA GRÁFICA DE FRONTEIRA
Caixa Cultural RJ
Av. Almirante Barroso, 24 – Centro – Rio de Janeiro

necessidades

3

É comum projetarmos um produto tendo como ponto de partida o usuário.
Nada mais óbvio, já que será ele o consumidor de tal produto.
Porém, é necessário saber do que este usuário realmente precisa e o que é excessivo. Precisamos mesmo de mais cadeiras? Será que o ambiente onde tal usuário está inserido é conivente para mais um produto ser projetado?

Contrariando aos pensamentos: sim, sempre haverá espaço para mais um produto. Porém, devemos considerar suas relações para com o usuário e para com os outros objetos. Relações afetivas, financeiras, sociais e históricas deverão ser sempre abordadas de um modo analítico, sempre afim de se obter novas relações e novos comportamentos. Por conseguinte, novas necessidades.

O humano, a cada geração que passa, insere uma nova necessidade em seu meio de sobrevivência. E para cada pessoa dessa geração, dever-se-á inserir pelo menos mais uma centena de necessidades incontestáveis à sua sobrevivência.

Pensar em um produto a partir de uma necessidade não tão necessária assim é bastante fácil. Agora, realmente parar para pensar na necessidade humana e o que ele realmente precisa para sobreviver é trabalhoso e necessário.

Necessitamos de menos necessidades.

Como o design pode ajudar o marketing?

4

Para aqueles que tem dificuldade em justificar a importância do design gráfico, do ponto de vista do marketing ou da gestão empresarial, aí vão algumas idéias (o texto é uma tradução-resumo de um texto em inglês, da Associação dos Designers Gráficos da Austrália):

DIVULGAÇÃO:

O Design afeta a consciência que os clientes tem do produto, através das mensagens visuais na propaganda. É importante que o consumidor saiba que você existe, e sem design isso vai ser mais difícil. Diante da concorrência isso é mais importante ainda, caso contrário as mensagens dela podem diminuir o impacto da sua comunicação.

MOTIVAÇÃO DE CONSUMO:

A intenção de compra, ou predisposição, é afetada pelas características do produto e pelo preço, e não apenas pelas ofertas da concorrência.

MEMORIZAÇÃO:

O design pode ajudar a criar consciência e adicionar impacto emocional e lembrança para uma proposição comercial básica. Não importa quantas vezes você joga uma mensagem pro mercado, se ela não for percebida ou lembrada, de nada vai adiantar. Aí entra o design.

ALINHAMENTO COM MERCADO ALVO:

O design também transforma o conhecimento da marca em motivação para compra, por alinhar o produto com o mercado alvo, falando com ele no seu próprio idioma visual. Uma churrascaria e um banco falam para públicos muito diferentes. Cada projeto de design faz o público perceber que a marca entende suas necessidades básicas.

PERCEPÇÃO DE VALOR:

O design também afeta o preço, ou ao menos a percepção do valor naquele preço, por posicionar o produto visualmente em relação a outros produtos concorrentes com preço mais alto.

COMBATE À CONCORRÊNCIA:

O design ajuda a anular as ações dos concorrentes, por criar fortes diferenças visuais entre o produto e os demais.

TRADE MARKETING:

O design também contribui para as estratégias de marketing por dar aos vendedores ferramentas promocionais poderosas para convencer os distribuidores a estocar o produto.

DESTAQUE NO PONTO DE VENDA:

E, uma vez que o produto esteja estocado no Mercado, o design trabalha novamente para garantir que o produto se destaque nas gondolas, em relação aos outros milhares de produtos que lotam as prateleiras.

AUMENTO DE LUCRO:

Além de tudo isso, os designers também podem afetar o lucro, reduzindo custos. Os materiais utilizados adicionam custos por unidade, e aqui o designer também pode fazer uma grande diferença, por escolher cuidadosamente como ganhar máximo impacto a partir dos materiais, número de cores e capacidades do processo de impressão.

Original, em inglês: http://archive.agda.com.au/dm/observations/Marketing102.html

Movelpar 2009 – Feira de Móveis do Paraná

1

x
A Movelpar – Feira de Móveis do Estado do Paraná – está completando 12 anos, somando sete edições bienais realizadas em um dos mais importantes pólos moveleiros do país. Organizada pelo Expoara – Pavilhão de Exposições – que foi construído para ser uma vitrine dos produtos produzidos pelas mais de 550 empresas que compõem o Pólo Moveleiro do Norte do Paraná – a Movelpar é conhecida e reconhecida no Brasil e no exterior, tendo sido palco de importantes lançamentos que acompanharam a evolução do móvel brasileiro e o incremento às exportações brasileiras.

Na última edição, realizada em 2007, as estimativas de faturamento da Movelpar foram superadas em 34%. Dos R$ 320 milhões previstos inicialmente pela organização, a perspectiva de vendas no período pós-feira foi estimada em R$ 430 milhões. O público visitante também ultrapassou a previsão inicial: mais de 37 mil pessoas visitaram o evento, 67% a mais que a edição anterior.

Assim como na edição anterior, a Movelpar 2009 terá em sua programação paralela a cerimônia de premiação do Prêmio Design
Data: 9 a 13 de março de 2009
Horário: 13 às 20 horas.
Local: Pavilhão de Exposições Arapongas – PR
Site oficial da Movelpar: www.movelpar.com.br/

sugado: design gráfico

Ciclo de palestras: O m

0

Com uma palestra do cenógrafo Gringo Cardia, que falará sobre design de espetáculos, começa hoje  sexta-feira, 6 de março, no Rio de Janeiro, o ciclo O múltiplo universo do design.
 
O evento, que prossegue até 31 de março, sempre às terças-feiras (à exceção do primeiro encontro), terá ainda encontros com:

06 MAR | 1. GRINGO CARDIA ? DESIGN DE ESPETÁCULOS*Gringo Cardia
*Aula ministrada excepcionalmente na sexta-feira.
10 MAR | 2. VICTOR BURTON ? DESIGN DE LIVROS  – Victor Burton

17 MAR | 3. FRED GELLI ? DESIGN E “BRANDING”  – Fred Gelli

24 MAR | 4. GUTO ÍNDIO DA COSTA ? DESIGN DE PRODUTO  – Guto Índio da Costa

31 MAR | 5. FABRÍCIO DA COSTA ? DESIGN MULTIDISCIPLINAR  – Fabrício da Costa

As palestras acontecem às 20h e o custo do ciclo é R$ 475,00. Estudantes de design ou desenho industrial ou têm 10% de desconto. 

O local das palestras é a Casa do Saber, na Avenida Epitácio Pessoa, 1164, Lagoa.
Mais informações: www.casadosaber.com.br/curso.php?cid=1407

Movelpar 2009 – Feira de M

0

Completando 12 anos em 2009, a Feira de Móveis do Paraná (Movelpar) chega à sétima edição bienal, sempre em Arapongas, um dos mais importantes pólos moveleiros do país.

Na última edição, realizada em 2007, as estimativas de faturamento da Movelpar foram superadas em 34%. Dos R$ 320 milhões previstos inicialmente pela organização, a perspectiva de vendas no período pós-feira foi estimada em R$ 430 milhões. O público visitante também ultrapassou a previsão inicial: mais de 37 mil pessoas visitaram o evento, 67% a mais que a edição anterior.

Assim como na edição anterior, a Movelpar 2009 terá em sua programação paralela a cerimônia de premiação do Prêmio Design.
Data: 9 a 13 de março de 2009
Horário: 13 às 20 horas.
Local: Pavilhão de Exposições Arapongas ? PR
Site oficial da Movelpar: www.movelpar.com.br/

Emprego: Designer de Embalagens – Pande – SP

0

A Pande, empresa de design estratégico, busca profissional de design especializado em embalagem, com experiência mínima de 3 anos na área. Currículos e portfolios devem ser enviados para [email protected]

www.pande.com.br

Projeto de Gradua

0

Esté o trabalho de conclusão de curso de Marcelo Kunde, acadêmico do Curso de Desenho Industrial ? Hab. Progr. Visual da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ele desenvolveu um manual para gestão em design, intitulado Typo Gestão no Design onde aborda os passos que um designer já formado ou um estudante de design precisa para abrir sua própria empresa.

Inicia com questões de empreendedorismo, plano de negócio, traz quadros comparativos com vantagens e desvantagens de como atuar no mercado de trabalho ? como freela ou empresário ? bem como tributos que cada forma de atuação.

Prossegue com relações trabalhistas, questões de gestão interna, como preço de projetos, gestão de projetos com definições de pré-projetação, projetação e pós-projetação, questões de propriedade intelectual e o depoimento de um profissional que atua como designer.

Aos que se interessarem pelo projeto entrem em contato com o Marcelo através do blog dele.

RDesign RJ/ES 2009 Campos

2

18 a 21 de abril de 2009 – Campos dos Goytacazes-RJ :: “Venha vender esse peixe!”
http://rdesign.cefetcampos.br/

As inscrições do primeiro lote serão abertas dia 16/3/2009

9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico

0

bienal
A Bienal já na nona edição se afirma como um dos maiores veículos de difusão pública do pensamento contemporâneo sobre o design nacional. A história das bienais brasileiras de Design Gráfico, promovidas pela ADG Brasil, se conformou no espaço para a reflexão e desenvolvimento, onde designers gráficos apresentam suas soluções em comunicação .

Realização: ADG Brasil – Associação dos Designers Gráficos do Brasil / comemorando 20 anos
Tema Central: Anatomia do Design
Local: Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro, 1000 – São Paulo – SP
Abertura: dia 07 de março de 2009 às 15h00
Duração: de 08 de março a 17 de maio de 2009

Horário de visitação:
de terça a sexta das 10:00 às 20:00 horas
Sábados, domingos e feriados das 10:00 às 18:00 horas.
http://www.adg.org.br/texto_bienal.php?id_noticia=735

Entrada gratuita e há total acessibilidade.

MX Design Conference 2009

0

Pode ser feito até o dia 13 de março o envio de resumos de artigos  e propostas de posters, protótipos ou produtos para a MX Design Conference 2009 ? Impacto social del diseño, que acontecerá na Cidade do México entre os dias 28 e 30 de outubro.

O evento, que é promovido pelo Departamento de Design da Universidad Iberoamericana, da capital mexicana, pretende refletir sobre a teoria e prática do design e o seu impacto, levando em conta mudanças mundiais como a crise econômica, o aquecimento global e a crescente desigualdade social.
A conferência compreenderá, além de palestras, exposições e atividades culturais, constituindo-se num forum aberto a designers e estudantes de design de produto, design gráfico, design têxtil e novas mídias.

A Universidad Iberoamericana fica na Prolongación Paseo de la Reforma,  880 (Lomas de Santa Fe), Cidade do México, DF. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou no site da conferência: www.dis.uia.mx/conference/2009

Mais Populares

Conheça

- Advertisement -

10ª edição do Anymotion Festival 2025 acontece em Outubro em SP

O Anymotion Festival 2025 se estabelece como o evento imperdível para profissionais e entusiastas de Motion Design e Animação na América Latina....