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Concurso de marca para Instituto IDEAL

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O Instituto IDEAL lançou um concurso latino americano pra a criação de um logotipo. As inscrições podem ser feitas até 2 de março.

O concurso é aberto a estudantes e profissionais de comunicação e artes gráficas, design e áreas afins. A inscrição é gratuita. O candidato deverá encaminhar o trabalho por correio ao Instituto IDEAL (Rua Lauro Linhares, 2123, sala 503 A, Florianópolis ? SC CEP 88036-003), um CD ou um DVD, com uma justificativa por escrito do projeto.

A marca vencedora receberá um prêmio de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em dinheiro, que será entregue ao(s) autor(es) em março de 2009.

  • Inicio das inscrições: 20 de Novembro de 2008
  • Fim das inscrições: 02 de Março de 2009

Informações
http://www.institutoideal.org/folder_concurso.pdf

IX Projeto Milano – Cultura, Design e Pesquisa em Moda

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A etapa Milão vai de 2 a 15 de fevereiro. O evento visa gerar conhecimento de cultura de moda incorporando novos conceitos, proporcionando capacitação de recursos humanos específicos, permitindo o acesso a modernas metodologias de desenvolvimento de produto.

Na etapa Milão da viagem, os participantes terão a orientação de duas designers com conhecimento de design de moda, cultura e língua italiana, além de assistir a uma palestra, fazer visitas técnicas, visitar feiras, estamparia, estúdio, centros de pesquisas, universidades/escolas, biblioteca e livraria especializada, e visita ao museu Têxtil Multimídia de Como.

A coordenação é da professora Dorotéia Pires, da UEL. O custo total é de 3.250 euros –  950 euros (parte aérea) e 2.300 euros ( parte terrestre).

http://www.projetomilano.pro.br/

Festival Offf

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O Festival Offf ? International Festival for the Post-Digital Creation Culture, tem-se realizado, desde 2001, em Barcelona (Espanha).

Depois de em 2008 ter tido a sua primeira edição fora de Espanha, que decorreu em Lisboa, no próximo ano de 2009 e a convite da Câmara Municipal de Oeiras, para se juntar às comemorações dos 250 anos deste município, vai-se então realizar nesta cidade, localizada bem perto de Lisboa.

Será de 7 a 9 de Maio e o local escolhido pela organização foi a Fundição de Oeiras, uma antiga fábrica que tem sido muito bem aproveitada para inúmeros eventos culturais.

Segundo o site da organização, neste evento irão participar: ?top digital artists, web, print and interactive designers, motion graphics studios, and new music adventurous.?

Já estão algumas presenças confirmadas, tais como: Stefan Sagmeister, Paula Scher, Neubau Berlin, Musa Worklab, entre muitos outos.

O ingresso (para os 3 dias) custa 75 ? (cerca de R$ 250) + taxas de envio. Para saber mais: http://www.offf.ws/

Mais uma dica da Marta Pereira

Cartão de visitas – circuncisão Gráfica

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Cartão muito criativo e bem humorado encontrado no blog do Luis Maram.

Cadernos de Tipografia e Design Nr. 13

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Paulo Heitlinger manda avisar:
Já está disponível para download o número 13 dos cadernos de Tipografia
http://www.tipografos.net/cadernos

Quer desenvolver a marca da Copa 2014?

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A FIFA, através da ADG Brasil, está solicitando o envio de mini-portfólios de projetos de identidade visual daqueles que estiverem interessados em participar da seleção para a concorrência do desenvolvimento da marca oficial e do visual oficial para a ?2014 FIFA World Cup Brazil?

Para participar da seleção, os interessados deverão enviar de 3 a 5 exemplos de marcas e alguns poucos exemplos de visuais de apoio em formato PDF até o dia 9 de janeiro de 2009.

Todas as marcas devem ser de projetos executados. Não serão aceitos projetos fictícios ou projetos expeculativos não realizados.

As marcas devem ser apresentadas tanto em sua versão cor como em sua versão traço (PB sem tons de cinza).

O arquivo PDF não deve ter mais do que 5Mb de tamanho. Não será aceito o envio de material impresso ou em qualquer outro formato.

Os autores deverão ser obrigatoriamente empresas e profissionais de design gráfico com experiência comprovada na área de identidade visual.

A autoria dos projetos deve ser do próprio (empresa ou profissional) e não devem ter sido criados por terceiros/sub-contratados.

A não conformidade com as regras acima e a falha de enviar o arquivo para o email [email protected] antes das 18h do dia 9 de janeiro de 2009. Todos os emails recebidos serão confirmados. Caso não receba a confirmação de envio, entre em contato com o email geral da ADG Brasil, [email protected]. Não deixe para o último minuto.

História da Marca Heineken

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Totalmente cosmopolita. Adorada por todos, minha favorita. Com sua inconfundível garrafa verde. A cerveja HEINEKEN, uma das mais consumidas do mundo, consolidou-se como uma marca para aqueles que buscam qualidade, sabor, inovação e, principalmente, estilo.

Origem: Holanda
Fundação: 16 de dezembro de 1864
Fundador: Gerard Adriaan Heineken
Sede mundial: Amsterdã
Proprietário da marca: Heineken Brouwerijen B.V.
Capital aberto: Sim
CEO: Jean-François van Boxmeer
CFO: René Hooft Graafland
Faturamento: € 12.56 bilhões (2007)
Lucro: € 807 milhões (2007)
Valor de mercado: € 24.9 bilhões (2008)
Fábricas: 130
Presença global: + 170 países
Presença no Brasil: Sim
Funcionários: 64.000
Segmento: Cervejaria
Principais produtos: Cervejas
Outros negócios: 120 marca de cervejas
Ícones: A garrafa
Slogan: Meet you there.

Website: www.heineken.com

A História

Tudo começou em 1863, quando Gerard Adriaan Heineken, um jovem de 22 anos, comprou a cervejaria De Hoolberg, a maior da cidade de Amsterdã, fundada no século 16. O negócio foi se fortalecendo e Heineken foi abrindo novas cervejarias em Amsterdã e em Roterdã. Em busca de ingredientes de qualidade e das tecnologias mais recentes para preparação da cerveja percorreu a Europa. Na Alemanha logo identificou uma revolução nos métodos de produção. Percebeu, a importância da mudança de alta fermentação para baixa fermentação da cerveja e levou essa nova tecnologia para Amsterdã. A baixa fermentação trouxe à sua cerveja uma melhoria da qualidade muito grande em relação às demais cervejas da época. Heineken contratou em 1869 o alemão, Wilhelm Feltman, como responsável pela fermentação de sua cerveja. Outras inovações envolveram o desenvolvimento de novas receitas. Então, em 1886, um Dr. Elion, ex-estudante da escola de Louis Pasteur, desenvolveu a famosa “Heineken levedura A” que ainda dá à cerveja seu sabor inigualável. As vendas na Europa aumentaram continuamente nas duas décadas seguintes. Em 1914, Henry Pierre Heineken, filho do fundador da cervejaria, assumiu o controle da empresa, ficando no cargo até 1940, expandindo os negócios por toda a Europa, Estados Unidos e Ásia. Em 1912 com a proximidade do século XIX cresceu a competitividade com outras cervejarias.
Para competir com Amstel, Oranujeboom, Vam Vollenhoven e muitas outras cervejarias alemãs, a marca decidiu reduzir ligeiramente o preço de venda e fez investimentos substanciais no posicionamento da cerveja para o mercado local.

No início da década de 30, a cervejaria fez sua primeira tentativa de ingressar no mercado asiático, inaugurando a primeira cervejaria estrangeira do grupo em 1931 na Indonésia.
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No mercado norte-americano a HEINEKEN teve impacto quase instantâneo. Foi a primeira cervejaria estrangeira a exportar seu produto para os Estados Unidos depois da suspensão da Lei Seca em 1933. Os americanos estavam acostumados com as cervejas domésticas que se aproximavam das cervejas européias e gostaram da herança da HEINEKEN Pilsner. Seu preço mais alto e a qualidade funcionaram como um atrativo e rapidamente fizeram dela a cerveja importada favorita dos americanos. Por outro lado, a marca lutou para entrar no mercado britânico, onde as tradicionais cervejas e bitters ainda eram mais populares que as leves e claras continentais.

O sistema de “casa amarrada” que vinculava os pubs a marcas específicas, assim como um imposto que penalizava os tipos mais fortes de cerveja, pioraram a situação da tradicional pilsner, que passou a ter mais dificuldade para concorrer no mercado. Em 1951, a Heineken introduziu uma cerveja especialmente adaptada – mais fraca – para o mercado do Reino Unido. Essa iniciativa era radicalmente contra a orientação da HEINEKEN, que sempre insistiu que seu sabor único não deveria ser alterado para agradar ao gosto local. Apesar dessa alteração, as vendas no Reino Unido permaneceram decepcionantes até a década de 1970, quando a cerveja clara ganhou mais aceitação. Na década de 60 inicia a era dos investimentos e aquisições de pequenas cervejarias e marcas.

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Nas décadas seguintes o grupo cresce em uma velocidade espantosa, expandindo-se pelo mundo inteiro, construindo fábricas, fixando-se em mercados, até então dominados por cervejas locais e transformando-se numa das maiores cervejarias do mundo.

A HEINEKEN decidiu introduzir somente em 1992, sua cerveja no mercado alemão. A seguir, contratos de licenciamento fizeram o volume de exportação aumentar. No Brasil desde 1990, a cerveja HEINEKEN é produzida pela FEMSA Cerveja Brasil sob licença e supervisão da Heineken Brouwerijen B.V. de Amsterdã. A cerveja é 100% natural, única no Brasil sem conservantes, produzida com levedura tipo A, exclusividade HEINEKEN, 100% Malte e Lúpulo especial. O processo de fabricação conta com cuidados totalmente diferenciados, o que lhe confere um sabor refinado, marcante, consistente e premiado internacionalmente.

Linha do Tempo

  • 1985 – Apresentou a HEINEKEN Special Export, que de acordo com o posicionamento da cervejaria em outros mercados internacionais, é promovida como uma cerveja premium, vendida a um preço acima da média.
  • 1996 – Introduziu no mercado a garrafa Long-neck.
  • 2001 – Introdução da HEINEKEN MAGNUM, uma garrafa de 3 litros com designer especialmente criado para parecer com as tradicionais garrafas de champanhe. Com edição limitada, é comercializada especialmente no final do ano.
  • 2005 – Lançou no mercado americano a HEINEKEN PREMIUM LIGHT LAGER, uma cerveja produzida com a mesma tradição que a original, porém com sabor mais suave, com menos álcool (3.3%), calorias e carboidratos. Primeiramente foi introduzida nas cidades de Phoenix, Dallas, Providence e Tampa. Somente no ano seguinte foi introduzida em todos os estados americanos. A empresa investiu mais de US$ 70 milhões em seu lançamento.

Festival Offf – International Festival for the Post-Digital Creation Culture

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O Festival Offf – International Festival for the Post-Digital Creation Culture, tem-se realizado, desde 2001, em Barcelona (Espanha).

Depois de em 2008 ter tido a sua primeira edição fora de Espanha, que decorreu em Lisboa, no próximo ano de 2009 e a convite da Câmara Municipal de Oeiras, para se juntar às comemorações dos 250 anos deste município, vai-se então realizar nesta cidade, localizada bem perto de Lisboa.

Será de 7 a 9 de Maio e o local escolhido pela organização foi a Fundição de Oeiras, uma antiga fábrica que tem sido muito bem aproveitada para inúmeros eventos culturais.

Segundo o site da organização, neste evento irão participar: “top digital artists, web, print and interactive designers, motion graphics studios, and new music adventurous.”

Já estão algumas presenças confirmadas, tais como: Stefan Sagmeister, Paula Scher, Neubau Berlin, Musa Worklab, entre muitos outos.

O ingresso (para os 3 dias) custa 75 € (cerca de R$ 250) + taxas de envio. Para saber mais: http://www.offf.ws/

sugado: dG

eNcontros e desencontros

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Não precisa ser muito observador pra notar que o Movimento estudantil de Design não oferece qualquer risco ao “Status Quo”. Qualquer membro de Centro Acadêmico que lê esse artigo sabe que, exceto por notáveis, o ME de Design ainda engatinha em suas relações com o “mundo externo”. Então não cabe aqui chutar cachorro morto, afinal, o assunto está banalizado e essa conversa se encerrá com alguma frase de consentimento e impotência: “é verdade, mas fazer o que? Sempre foi assim”.

Me formei, isso é um fato consumado pelo diploma que eu guardo na minha pasta de documentos.  Logo não deveria me envolver mais com assuntos estudantis, como N’s e CoNE. Sempre preguei que os formados saíssem do circuito estudantil pois aquele espaço não é deles, essa foi [e ainda é] minha bandeira, pois por mais óbvio que pareça, o Movimento Estudantil e suas realizações [vide N’s e etc] são voltadas para os estudantes, e os profissionais que busquem seus espaços. No entanto, me sinto no direito de, agora, sendo externo à categoria, poder fazer leituras do meu tempo naquele espaço. Como a lista do CoNE não se constitui mais um lugar para minhas opiniões, me valho da comunicação do mundo externo para conversar a respeito.

O debate sobre os motivos, desígnios, forma e missão do Conselho Nacional dos Estudantes de Design e do N Design é objeto das discussões desde antes da minha entrada no ME, em 2003. Mesmo entre reformas de estatuto e Ns e Rs, essa reflexão contínua como tópico. Mas é como se corresse em círculos, além de não se avançar o debate, no sentido de tangibilizar soluções, ainda se questiona superficialmente a conjuntura, em suma, não lêem o estatuto e não agem pra concretizar o que se questiona.

Claro! Devido à própria rotatividade dos estudantes e da falta de memória do Conselho, têm-se a retomada constante das velhas discussões. Eu ainda acrescento a imaturidade e as causas apresentadas em  A Folha que Sobrou do Caderno. Antes de atirarem pedras a respeito da “imaturidade”, eu pergunto: que outra palavra eu posso usar visto que a campanha de comunicação do maior evento da nossa categoria dá-se com o concurso do nome de um mascote?

Não se trata de discurso de candidato derrotado em eleições, mas de uma reflexão franca sobre os rumos de uma atividade de congregação de estudantes que foi parcialmente decidida pelos embalos das festas: Uma noite sou surpreendido por um grupo de estudantes de uma faculdade do Sul que pergunta que se eu levasse o N, eu proibiria as festas, visto que eu não ia para as daquele encontro. Realmente essa minha ausência nas baladas foi um peso e tanto no processo de decisão para a sede do próximo encontro.

Volta e meia encontro estudantes em congressos científicos que nunca foram a Encontros de Estudantes – “só tem putaria”- afirmam eles, e que por mais que eu insistisse sobre a pluralidade do evento, do “cada um é que faz seu Encontro”, era inútil argumentar contra as dezenas de colegas de classe que só falavam da colônia de férias mais divertida que já tinham ido. Culpados? Se existe algum crime, com certeza a culpa é tão bem distribuída que virou “situação” e não choca mais, ou não faz sentido algum lutar contra ela.

Maturidade não é a abolição das festas. Mas fazer esse evento parecer MENOS com uma sala da aula descrita pelo Ivens Fontoura, onde 35 dos 40 alunos estão lá pra baixarem o custo da educação de 5 que vão fazer algo de relevante pela sociedade. Já sabemos o nome do mascote, mas e o REUNI alguém já sabe o que é? E o caso da UNIRITTER? Ocupação de reitoria? Faculdades virando empresas de capital aberto? A eliminação da meia entrada? A regulamentação profissional? O fechamento do mestrado do SENAC -SP?

Berequetê.

 

Mauro Alex é recém-formado em Desenho Industrial pela UFBA, membro do coletivo Boana Estúdio.

Trabalhos de Alunos de Design Gráfico – 1º ano UFPR 2008

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Diagrama

Para quem se interessa em saber o que tem sido feito pelos alunos do primeiro ano, na faculdade de design gráfico da UFPR, seguem algumas imagens abaixo.

Blog da Nó Design

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nodesignblog

Essa semana graças a um scrap do Barão fiquei sabendo que a Nó Design está com um blog. E que blog!

IF Product Design Award 2009 – Brasil tem 19!

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ifdesignawardlogo

O IF Product Design Award é um dos maiores prêmios de design do mundo. A cada ano que passa o Brasil se destaca mais no cenário internacional e nas mais diferentes categorias de produtos.

Seguem os produtos, profissionais, escritórios e fabricantes contemplados.

Concurso P

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www.prhae.ufpr.br/ edital-diário oficial 299

1.2 ? Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes/HL
1.2.1 ? Departamento: Design
Área de Conhecimento: Design de Produto: Sistemas de Produção e Utilização
Processo: 23075.028947/2008-72
Número de vagas: 01 (uma)
Classe: Adjunto 1
Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva
Titulação Mínima Exigida: Graduação em Design ou em Desenho Industrial (com habilitação em Design de Produto ou em Projeto de Produto) e Doutorado em Design ou áreas afins (Arquitetura,Ergonomia, Engenharia de Produção ou Engenharia de Produto), obtidos na forma da lei

Tipos de Provas: Análise de Currículo, Escrita, Prática, Didática e Defesa da Produção Intelectual
Vencimento Total: R$ 6.497,15
Auxílio-Alimentação: R$ 126,00
Taxa de Inscrição: R$ 162,00

As inscrições estão abertas até 08/01/2009.
Informações para as inscrições junto a PROGEPE ( http://www.prhae.ufpr.br/ )
O concurso ocorrerá na semana de 09 a 13 de fevereiro de 2008.
Informações complementares, a partir de 04/02/2008 junto ao Departamento de Design – 3360-5360 e em edital Rua General Carneiro 460 – oitavo andar – sala 801

Tipocracia & OTSP

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Henrique Nardi manda o aviso:
O Tipocracia fechou parceria com a Oficina Tipográfica São Paulo,
espaço dedicado ao ensino e à experimentação tipográfica localizado
dentro do Senai “Theobaldo de Nigris”. Uma nova edição conjunta dos
dois cursos acontece em janeiro de 2009:

Workshops Tipocracia na OTSP

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O Tipocracia fechou parceria com a Oficina Tipográfica São Paulo, espaço dedicado ao ensino e à experimentação tipográfica localizado dentro do Senai “Theobaldo de Nigris”. Uma nova edição conjunta dos dois cursos acontece em janeiro de 2009:

Sexta (23) e sábado (24), das 8:30h às 17h:

  • Tipocracia, curso introdutório
  • OTSP, composição introdutória

(refeições inclusas nos dois dias)

Valor: R$ 320 ou R$ 280 em 2x, até 26/12

12 vagas

inscrições: [email protected]

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