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Concurso de fotografias da revista Continuum

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Estão abertas as inscrições para o concurso de fotografia promovido pela revista “Continuum Itaú Cultural” sobre o tema “Família”. Neste mês a revista traz a discussão de como o ambiente familiar pode ser
importante na criação artística e como esse mesmo ambiente é retratado de diferentes formas em obras de ficção.

Os interessados devem enviar uma foto em alta resolução (300 dpi) que sintetize a idéia de família de cada autor, seja de autoria do próprio participante e não tenha sido veiculada em outro veículo de comunicação. O autor da fotografia considerada a mais criativa ganhará um exemplar do livro Itaú Contemporâneo ? Arte no Brasil, 1981-2006, com imagens das mais de 3.500 obras do acervo do Grupo Itaú, e terá sua foto publicada
nas versões impressa e on-line da revista “Continuum”.

As fotos devem ser enviadas até o dia 21 de setembro, somente por e-mail, que deve conter o nome civil, nome artístico (quando houver), título do trabalho, e-mail e telefone do autor. O endereço para o envio das imagens é participecontinuum@itaucultural.org.br. Mais informações pelo e-mail
continuum@itaucultural.org.br ou no site: http://www.itaucultural.org.br

Pr

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O artesanato é uma das maiores representações culturais do povo brasileiro e possui grande importância para o desenvolvimento econômico do Brasil. Para o SEBRAE ? Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ? o artesanato possibilita a inclusão social e é instrumento de desenvolvimento e fortalecimento da identidade cultural.

O Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho realizado por artesãos de todo o País, selecionando as 100 unidades produtivas mais competitivas do Brasil.
Estética, arte e cultura são importantes para a confecção de peças artesanais, porém, o que diferencia o TOP 100 de Artesanato da maioria dos prêmios é o fato da avaliação ir além destes requisitos e levar em conta processos produtivos com foco no mercado.

São 11 os critérios de avaliação:
1 ? Grau de inovação dos produtos.
2 ? Adequação econômica dos produtos.
3 ? Adequação ergonômica dos postos de trabalho.
4 ? Adequação ambiental.
5 ? Eficiência produtiva.
6 ? Adequação cultural.
7 ? Adequação logística.
8 ? Qualidade percebida ? valor intangível.
9 ? Práticas comerciais.
10 ? Responsabilidade social.
11 ? Gestão estratégica.

O sucesso da primeira edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, realizada em 2006, é uma prova de que o Sebrae apóia a produção de artesanato nacional e busca oferecer mais visibilidade e profissionalismo ao ramo.

Estar entre as 100 selecionadas é um grande privilégio para os participantes. Os vencedores ganham reconhecimento nacional pelo trabalho que executam, além do direito de usar o selo Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato ? 2ª Edição até março de 2010. Fique atento para o calendário do Prêmio:

  1. Período de Inscrições: De 01/09/08 a 30/09/08
  2. Visita dos Consultores: de outubro a novembro/08
  3. Divulgação dos Resultados: dezembro/08
  4. Premiação: março/09

Se o seu negócio é artesanato, participe! Conheça o regulamento e inscreva a sua unidade produtiva.

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Estão abertas as inscrições para o 4º Encontro Design UNEB, que será realizado de 24 a 26 de Setembro no novo Teatro UNEB – Campus I (Cabula), promovido pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, por professores, estudantes e egressos do curso de Desenho Industrial.

Evento reconhecido no cenário de design baiano, o 4º EDU vem nesta oportunidade discutir, antes de tudo, a natureza da tarefa do design nos movendo por áreas outras ? notadamente, a filosofia, a psicanálise e a antropologia. O tema será “Acerca do Design“.

Você pode se inscrever aqui para participante, oficineiro, monitor, expositor, bazar, apresentador de trabalhos e vídeos e maratonista de projetos. O evento contará com todas estas atividades e mais palestras, mesas-redondas e atividades culturais. Incentivando a solidariedade e contribuindo socialmente com as Obras Sociais Irmã Dulce, o encontro não terá taxa de inscrição para participar, sendo necessária apenas a doação de 1kg de leite em pó no dia do evento.

Exposi

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“Deixo as telas me desafiando. Fico olhando e trabalhando na cabeça. Impressionante como a tela branca tem perguntas!” Carlos Zilio

31 anos de dedicação engajada à pintura

A obra de Carlos Zilio, desde a década de 1970, busca investigar possibilidades no campo pictórico. Zilio emerge no cenário artístico brasileiro nos anos 1960, período marcado pela ditadura militar. Após ingressar no Instituto de Belas Artes da Guanabara, no Rio de Janeiro e iniciar estudos de pintura com Iberê Camargo, adere às questões da nova figuração e ao mesmo tempo aprofunda o comprometimento com o movimento estudantil. A partir de então sua produção adquire caráter de denúncia social em um esforço de integrar arte e política.

Em março de 1970, é ferido a bala e preso em confronto com a polícia, sendo colocado em liberdade dois anos depois. Mesmo na cadeia, não pára de produzir e inicia uma série de desenhos e de pinturas em pratos que evocam a violência vivida.

Carlos Zilio participa da criação da revista Malasartes, e em 1976, em razão da perseguição pela ditadura militar então em vigor no Brasil, viaja para Paris, onde, em 1980, conclui doutorado em artes na Universidade de Paris VIII. No mesmo ano volta ao Brasil, e desde então participou de inúmeras mostras coletivas e fez diversas individuais.

Em 1978, decide dedicar-se unicamente à pintura

Hoje, 31 anos depois dessa decisão, o engajamento de Carlos Zilio está na pesquisa poética de sua pintura. ?Já tive a experiência da política, já passei por isso?, diz ele. Zílio ressalta a importância de ter assistido a duas exposições em Paris, uma retrospectiva de Cézanne, e outra sobre Jasper Johns, na década de 1970. ?O artista conversa com outros artistas através do tempo?, observa.

Iberê – Professor e amigo

No começo dos anos 1990, Zilio estava num momento difícil. ?Vivíamos sob uma inflação louca, eu estava quase indo para debaixo da ponte? conta. Numa passagem do Iberê Camargo pelo Rio de Janeiro, Zílio comenta sobre sua situação com o professor e amigo, e Iberê ? que morava em Porto Alegre na época ? o convida para ocupar seu ateliê no Rio. A única exigência dele era que pudesse trabalhar no ateliê quando estivesse na cidade. Isso nunca aconteceu. Iberê não trabalhou mais no ateliê e só ia até lá para visitar Zilio. Ainda hoje Carlos Zilio mantém seu ateliê no local.

Entre as exposições de Zilio estão: ?Arte e Política 1966 – 1976?, nos Museus de Arte Moderna do Rio de Janeiro, de São Paulo e da Bahia, em 1996 e 1997; ?Carlos Zilio?, no Centro de Arte Helio Oiticica (Rio de Janeiro, 2000), que abrangeu sua produção dos anos 90; e ?Pinturas sobre papel?, no Paço Imperial (Rio de Janeiro, 2005) e na Estação Pinacoteca (São Paulo, 2006).

O artista plástico Carlos Zilio abre dia 16 de setembro de 2008, exposição no Gabinete de Arte Raquel Arnaud, em São Paulo. Com texto de apresentação de Paulo Sérgio Duarte, esta nova exposição será composta por cerca de dez pinturas de formato médio, seis desenhos e quatro objetos.

Mais informações:
www.canalaberto.com.br

Sal

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Márcia Okida manda avisar:
Essa é para quem gosta de fazer, charge, cartum, Hq, caricaturas…

Estamos lançando aqui em Santos-SP o I Salão DINO de Humor do Litoral Paulista promovido pelo curso de Produção Multimídia da Unisanta.

As inscrições são até o dia 26/09 é restrito a artistas do estado de SP.

Os interessados devem solicitar o regulamento diretamente com a Márcia.
Fique ligado na comunidade no orkut.

Palestra: Ilustra

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Montalvo Machado palestra amanhã na as 19:00h na DRC, que fica na Rua Joaquim Floriano, 733 -7º andar – Itaim Bibi – São Paulo – SP.

O objetivo da palestra:
Tratar da imagem como poderoso instrumento de comunicação. A imagem como o primeiro idioma do indivíduo, e de forma mais ampla, do ser humano. A comunicação visual e seu impacto na sociedade atual. A ilustração analisada sob os mais diversos aspectos: do seu uso na indústria e comércio, à sinalização e identidade corporativa, de metodologias de ensino à parceria texto/imagem no jornalismo e literatura, dos estudos de semiótica ao uso de meta-linguagem e comunicação não-verbal.

Conteúdo:
Apresentação ricamente ilustrada, objetiva e concreta sobre a funcionalidade da ilustração na comunicação social, como mecanismo de vendas de produtos e serviços, sua importância na cadeia produtiva e a presença constante da imagem no cotidiano da sociedade, das pinturas rupestres à era digital. Um panorama detalhado de tudo que faz um ilustrador ser muito mais que um “frila”. Nichos de mercado, atitudes empreendedoras, aspectos legais, prospecção, composição de preços, follow-up e gerenciamento de novos clientes, home-banking, etc.

Currículo do palestrante:
Ilustrador paulista, trabalhando desde 1983 para os mercados publicitário e editorial. Produz suas imagens mesclando recursos digitais e convencionais, adequando a técnica às necessidades específicas de cada projeto. Cursou, em 1990 e 1991, desenho de embalagem na SVA – School of Visual Arts e técnicas de ilustração na FIT – Fashion Institude of Technology em Nova Iorque. Em 1997 e 1998 participou da Illustration Academy em Kansas, com os ilustradores Mark English, John English, Gary Kelley, Brent Watkinson, Bart Forbes, Jack Unruh, Greg Spalenka, entre outros. Domina diversas técnicas combinando desde a escola clássica de anatomia às mais avançadas técnicas de ilustração digital em 2D e 3D. Seu foco profissional é o mercado de ilustração publicitária, imagens para produto, produção de layouts e storyboards, e atua também no campo da ilustração editorial, publicando em revistas como Superinteressante, Playboy, National Geographic, Audi Magazine, Bizz, entre outras. Montou juntamente com outros 4 ilustradores, a Mangue Galeria em Paraty, onde expuseram telas em óleo e acrílica, gravuras em monotipia, pastel, aquarela e técnicas mistas por 2 anos. Foi finalista do Prêmio Abril em 2000, foi o vencedor do Prêmio Pincéis Tigre na Exposição de Arte da fundação Mokiti Okada, e obteve menção honrosa no XI Salão de de Arte da ACSP.

Inscreva-se!

BMW – escultura cin

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Thiago Martins manda avisar:

Esferas metálicas suspensas por fios transparentes se movimentam individualmente, suavemente, em uma dança tridimensional, formando modelos antigos dos carros da BMW.

Que relax, dá pra ficar horas viajando…

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9TJFntVSzd0[/youtube]

Lembram do concurso Design de Botequim?

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Aquele que o tema era sobre criar um conjunto de mobiliário que traduza o estilo carioca de frequentar bares e botequins?
Dez finalistas foram selecionados, e estarão expostos a partir de amanhã, 10 de setembro em dez bares da Lapa e do Centro, onde poderão ser vistos e “experimentados” pelo público.
Alguns não são bem bares, que dirá botequins, mas vá, a gente deixa a gafe passar em nome do bom design. Abaixo a lista de locais.

  • Choperia Brazooca
    Av. Mem de Sá, 66 – tel.: (21) 2224-3236
  • Lapa 40º
    Rua do Riachuelo, 97 – tel.: (21) 3970-1338
  • Rio Sceranium
    Rua do Lavradio, 20 – tel.: (21) 3147-9000
  • Carioca da Gema
    Av. Mem de Sá, 79 – tel.: (21) 2221-0043
  • Mangue Seco
    Rua do Lavradio, 23 – tel.: (21) 3852-1947
  • Bar Luiz
    Rua da Carioca, 39 – tel.: (21) 2517-0458
  • Nova Esperança
    Rua do Senado, 35 – tel.: (21) 2508-9203
  • Sacrilégio
    Av. Mem de Sá, 81 – tel.: (21) 3970-1461
  • Centro Cultural Carioca
    Rua do Teatro, 37 – tel.: (21) 2252-6468
  • Teatro Rival
    Rua Álvaro Alvim 33/37 – tel.: (21) 2240-4469

Bom apetite!

Mostra de projetos curriculares da Esdi

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A partir desta quarta-feira, 10 de setembro, poderá ser vista na Esdi mostra de trabalhos de curso desenvolvidos nas disciplinas de projeto no primeiro semestre de 2008. A apresentação segue a iniciação à
prática do projeto, nos campos do produto e da comunicação visual, no segundo ano, ao seu desenvolvimento nos anos subseqüentes em projetos mais complexos, envolvendo, este ano, proposições
tecnológicas para a casa, sistemas visuais em cédulas, design de informação para a saúde e estudos de veículos para transporte urbano.

A mostra faz parte da “Universidade de Portas Abertas”, um dos eventos que compõem o “Rio + Design”, um projeto da Sedeis-RJ  (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, indústria e Serviços do Rio de Janeiro) e que acontece paralelamente à “Brazil Design Week“.

Mais informações sobre o “Rio + Design” no site: www.riomaisdesign.com.br. A Esdi fica na  Rua Evaristo da Veiga, 95 (Lapa).

Concurso: REtalhar 2008

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Podem ser feitas até o dia 22 de setembro as inscrições para o concurso REtalhar 2008, promovido pela Coopa-Roca (Cooperativa de Trabalho Artesanal e de Costura da Rocinha) e voltado para estudantes de escolas técnicas de graduação e pós-graduação de design, arte, moda e áreas afins.

O objetivo da competição é explorar o potencial criativo e econômico das técnicas artesanais utilizadas pela Coopa-Roca, aumentando a gama de produtos com qualidade de design além de aproximar estudantes dos processos artesanais e têxteis da cooperativa. Os interessados podem participar com até dois projetos que devem ser originais.

Os trabalhos inscritos deverão considerar as técnicas textêis como bordado, crochet, fuxico, nozinho e patchwork, e deverão ser enviados para a Coopa-Roca via correio.

Os três primeiros selecionados receberão R$ 1.500,00, certificado de classificação e participarão na exposição “REtalhar”, a ser realizada no Shopping Leblon. Inscrições no site: www.coopa-roca.org.br. Mais
informações pelo e-mail retalhar@coopa-roca.org.br.

Cadernos de Tipografia N

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Como sempre, podem fazer o download na página
http://www.tipografos.net/cadernos

Baixe a versão média: Caderno Nr. 11 (PDF, 4,5 MB)

* Typeface Design / FontLab / Dino dos Santos ?3
* Duas palestras sobre Tipografia na Byblos, Lisboa ?4
* Mesa de Estudo Universal ?5
* Zumthor virtual, em Lisboa ?6
* Objecto de culto, brinquedo favorito da eterna criança, história de sucesso do Design suíço ?10
* O renascer do sabonete vintage em Portugal ?15
* No império da DIN ?20
* A letra versal visigótica ?25
* A célere expansão da Prototipografia ?45
* Anúncios ?48

Oficinas e palestra de Renato Alarc

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No dia 11 de setembro, o designer e ilustrador Renato Alarcão fará em Recife a oficina “Desenho dinâmico“, que foca a relação figura e fundo.
No dia 12 de setembro, será a vez da oficina “Desenho de locação“,que visa a observação de situações criando registros espontâneos de movimento.

As oficinas têm conteúdos complementares. Alarcão ministrará ainda, no dia 11 de setembro, a partir das 19h30, a palestra “Desenho dinâmico/Desenho de locação” que apresenta, com cerca de 50 imagens, a filosofia do trabalho realizado nas oficinas.

Tanto as oficinas quanto a palestra são gratuitas. As oficinas acontecem das 9h00 às 18h00 e a palestra a partir das 19h30, na sala Aloísio Magalhães, na Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco), que fica na Av. 17 de Agosto, 2187 (Casa Forte), Recife.

Mais informações pelo telefone (81) 3073-6363 ou no site: www.fundaj.gov.br.

EWD CURITIBA – SORTEIO

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Conforme o prometido, a partir de hoje estaremos sorteando 3 (três) convites para a EWD CURITIBA que ocorrerá no dia 27 de Setembro, para participar é bem simples, basta deixar um comentário nesse artigo mesmo com a resposta para o questionário abaixo:

1) O que você mais gosta no Design.com.br?

2) Sugira mudanças ou algo que possa melhorar o Design.com.br?

Basta comentar. o resultado sai sexta feira!

Serão os ganhadores o que enviar a melhor resposta.

UPDATE: O RESULTADO JÁ SAIU EM…

EWD CURITIBA – RESULTADO

SET avenida by mooz

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A mooz foi convidada pelo escritório de arquitetura Pernambucano Santos&Santos arquitetura para criar uma ilustração de quase 300m2 e 9m de altura que foi adesivada na fachada do SET Avenida Boa Viagem.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=FztQArDYeqo[/youtube]

Aqui algumas outras fotos: danieledmundson.blogspot.com

Ilustrações e padrões criados pela www.mooz.com.br

Eh trabalheira, parabéns galera.

Especializa

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Estão abertas as inscrições para o curso “Especialização em Design  Emocional“, que será realizado na PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) sob coordenção de Virginia Kistmann e Ericson Luiz Straub.

O programa contém disciplinas com foco nos aspectos emocionais que afetam o design de produtos, com o
objetivo de analisá-los criticamente sob o ponto de vista filosófico, psicológico, sociológico, perceptivo, cognitivo, semântico e ético, e apresentando metodologias que possibilitem a inclusão destes aspectos
na prática de design.

As aulas começam no dia 20 de setembro e irão até setembro de 2009. Os dias e horários do curso são variados. O custo é de R$ 8.820, divididos em dezoito parcelas de R$ 490,00,  com a possibilidade de negociação para pagamentos a vista.

O curso acontece no Campus Curitiba da PUC-PR, que fica na Rua Imaculada Conceição, 1155 (Prado Velho), Curitiba. Mais informações pelo telefone (41) 3271-1555 ou no site da PUC-PR: www.pucpr.br.

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