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Sensualidade na forma de pixel

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A foto acima é uma das ultimas criações do artista frances Jean Yves Lemoigne para a revista francesa Amusement. Chamado Pixxxel (um pequeno joguinho de palavras da mistura de “pixel” com os três “x” conhecido mundialmente por algo pornografico ). Ele também já fez grandes jobs para Audi, Citroen, Visa e outros gigantes europeus.

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Com o uso dos pixels estourados, Lemoigne mantem a sensualidade do ensaio, sem puxar para a pornografia pesada. Boa jogada.

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Lembrando que estas fotos fizeram tanto sucesso que a agência DDB em Hamburgo, Alemanha o vendeu para Lego, criando assim uma ação viral com o titulo “Lego for Adults” (Lego para adultos).

Maiores informações sobre a campanha da Lego.

Agência: DDB, Hamburg, Germany
Diretor executivo: Eric Shoeffler
Diretor de criação: Heiko Freyland
Diretor de arte: Michael Kittel
Redação: Jan Propach
Fotógrafo: Jean-Yves Lemoigne

Ps; Não me dei ao trabalho de postar as imagens da campanha da Lego aqui, pois são exatamente as mesmas fotos e somente é acressentado a logo e a frase no canto direito escrito “for adults”. Caso estejam realmente curiosos para ver a versão daLego, pode ser conferida aqui (em inglês).

Galeria virtual de Design Brasileiro

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Vida_paulista

Na palestra do Rafael Cardoso [Denis] durante o 8ºP&D Design ele comentou sobre o esforço dele em coletar material na Biblioteca Nacional do Rio. Ele gastou alguns meses caçando marcas e rótulos do século passado pra poder compor a pesquisa dele. Bom, uma dupla de estudantes-pesquisadores paulistas e uma pós-graduada resolveram dar uma ajuda pra quem tem a mesma inquietação do Rafael: disponibilizaram  meses de pesquisa de material de design brasileiro em uma conta no Flickr.

Elas e ele reuniram mais de 800 referências visuais de produtos, rótulos, cartazes e etc, e deixaram lá pra ser consultados e baixados. Mas como nem tudo são flores, eles não receberam muita verba pelo trabalho feito, e o Flickr cobra uma taxa para poder disponibilizar mais de 200 fotos [tiveram de abrir uma conta pro] assim, eles estão aceitando colaborações [de R$ 1,00 a R$ 5,00] para continuar postando o material. 

Quem quiser enviar material, os créditos serão devidamente atribuídos.

Curioso [a]? Clique aqui e acesse.

Dúvidas, sugestões, contato e, principalmente, interessado [a] em colaborar? envie um e-mail para [email protected]

por Mauro Alex Rego, Designer Gráfico que adora cheiro de revista velha.

Diferenças do Homem e a Mulher

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O cartaz acima é um dos 3, criados de uma maneira original para mostrar os contrastes entre o sexo masculino e o sexo feminino…

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Créditos:
Goldstar Beer: Going Out
Advertising agency: McCann Erickson Israel, Tel Aviv
Advertiser: Tempo Inc.
Creative director: Ido Ben Dor
Art Director: Geve Gershon
Copywriter: Asaf Zelicovitch, Elad Gabison
Premios: Golden Drum 2008 Press Silver.

Curso: DESIGN E INOVAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

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O curso irá analisar a produção de produtos definidos como eco-design, desde a utilização de recursos naturais, seguindo padrões internacionais e critérios sócio-ambientais em micro e pequenas empresas. Por meio da apresentação de cases de sucesso, o aluno irá atualizar seus conhecimentos para aplicar o design como diferencial em uma produção artesanal e empresarial.

História da Marca Adobe

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Hoje vamos conhecer a ADOBE SYSTEMS onde qualquer pessoa normal diagramar jornais e revistas ou tratar fotografias para revistas como Playboy.  Quase todas as imagens vistas em revistas,  jornais, cartazes e anúncios — ou em telas de televisão e dispositivos digitais — tiveram o toque de um software da ADOBE. A marca revolucionou o modo como o mundo interage com as idéias e informações, permitindo elaborar conteúdo visualmente rico e personalizado, a qualquer momento e em qualquer dispositivo.

Os dados
Origem:
Estados Unidos
Fundação:
1982
Fundador:
John Warnock e Charles Geschke
Sede mundial:
San Jose, Califórnia
Proprietário da marca:
Adobe Systems Incorporated
Capital aberto:
Sim (1986)
Chairman: John Warnock e Charles Geschke
CEO & Presidente:
Shantanu Narayen
Faturamento:
US$ 3.58 bilhões (2008)
Lucro:
US$ 872 milhões (2008)
Valor de mercado:
US$ 19.6 bilhões (2008)
Presença global:
+ 120 países
Presença no Brasil: SimFuncionários: 6.959
Segmento: Informática
Principais produtos: Programas de editoração, tratamento de imagem
Ícones: O programa Photoshop
Slogan: Better by Adobe.
Website: www.adobe.com

A marca no mundo
A ADOBE SYSTEMS, líder em Network Publishing (editoração em rede), comercializa seus produtos em mais de 120 países ao redor do mundo com mais da metade de seu faturamento (US$ 3.15 bilhões) vindo de fora dos Estados Unidos. Produz soluções de aplicativos para editoração, incluindo aplicativos para Internet, impressão, vídeo, comunicação sem fio e em banda larga. Suas ferramentas para projetos gráficos, imagens, mídia dinâmica e de autoria permitem que os clientes criem, controlem e produzam conteúdo visualmente sofisticado. A liderança de mercado é traduzida em dados: o Adobe Reader e o Flash Player estão em mais de 700 milhões de computadores e dispositivos conectados no mundo inteiro; o Adobe Flash Player está instalado em cerca de 98% dos computadores conectados à Internet; existem mais de 250 milhões de arquivos PDF na Internet; mais de 90% dos profissionais de criação têm o Adobe Photoshop em seus computadores; o Adobe Flash é utilizado por 1 milhão de designers e desenvolvedores; e o software Adobe Dreamweaver possui mais de 3 milhões de usuários ativos.

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A história
A ADOBE SYSTEMS foi fundada em dezembro de 1982 na cidade de Mountain View no estado da Califórnia por John Warnock e Charles Geschke, dois ex-funcionários que trabalhavam no renomado Centro de Pesquisa da Xerox em Palo Alto (PARC), pesquisando sistemas gráficos e impressão independentes de dispositivos. Seus fundadores decidiram batizar a empresa com o nome de um riacho, chamado Adobe Creek, que passava atrás da residência de Warnock, na cidade de Los Altos, Califórnia. A empresa foi fundada com base em uma premissa simples: como seria possível traduzir com precisão na cópia impressa a beleza do texto e das imagens em uma tela de computador? Um ano depois, ao lançar a tecnologia Adobe PostScript, eles ajudaram a dar início à revolução na editoração eletrônica ao oferecer uma nova abordagem radical para a impressão de texto e imagens em papel.

Pela primeira vez, um arquivo de computador podia ser impresso exatamente da forma como aparecia na tela, conservando todas as formatações, os elementos gráficos e as fontes intactas. A ADOBE SYSTEMS teve um papel importante na revolução da publicação em desktop quando a Apple Computer licenciou o PostScript para usar na linha de impressoras LaserWriter em 1985. Pouco depois, a empresa lançou as famosas fontes digitais, introduzidas no mercado em um formato chamado TYPE 1.
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Com base em seu sucesso com a tecnologia PostScript, a ADOBE se expandiu para aplicativos de desktop com os softwares Adobe Illustrator, Adobe Photoshop e Adobe PageMaker — e o setor de design nunca mais foi o mesmo. Esses aplicativos inovadores redefiniram a qualidade e a complexidade das imagens que podiam ser criadas para impressão e posteriormente estenderam esses benefícios para o conteúdo criado para vídeo, filmes, Internet e dispositivos de computação alternativos. Com o aumento repentino da demanda por conteúdo digital, as soluções da ADOBE SYSTEMS ofereceram um catalisador para transferir idéias desde a concepção através da criação até o fornecimento em qualquer dispositivo digital.

Com a nomeação de Bruce Chizen como CEO da empresa em 2000, a ADOBE SYSTEMS fortaleceu ainda mais sua liderança no mercado, pois adotou a estratégia de progredir de uma empresa de software de computador para uma fornecedora de plataformas para empresas. Em 2005, com a aquisição da Macromedia, desenvolvedora da tecnologia onipresente Flash e uma pioneira em desenvolvimento da Internet e de multimídia, por US$ 3.4 bilhões, expandiu sua base tecnológica robusta e o portifólio de soluções de cliente. Além de ter inventado a linguagem PostScript, vital para o funcionamento de impressoras, a empresa foi responsável pela criação do Portable Document Format (PDF). O PDF é um formato de arquivo capaz de representar documentos originais em duas dimensões sem alterá-los.

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A linha do tempo

1984 – Lançamento do Adobe PostScript, linguagem de descrição de páginas independente de dispositivos, desenvolvida para impressoras e prensas profissionais, aumentando a confiabilidade dos resultados de documentos ricos em elementos visuais.
1985 – Lançamento do Adobe PageMaker, para executar trabalhos na área de edição e editoração eletrônica. Lançado com o nome de Aldus PageMaker, foi comprado pela ADOBE SYSTEMS em 1995 e passou a ser chamado com o nome atual. Até meados da década de 90, dominou o mercado no campo da produção gráfica, de material publicitário e jornalístico.
1987 – Lançamento do Adobe Illustrator, software direcionado para a área de criação eletrônica e construção de gráficos vetoriais.
1990 – Lançamento do Adobe Photoshop, padrão profissional do mercado para edição e criação de imagens digitais, e líder da linha de imagem digital Photoshop.
1991 – Lançamento do Adobe Premiere Pro, poderoso software de edição de vídeo e áudio digitais em tempo real e com precisão dos quadros.
1993 – Lançamento do Portable Document Format (PDF), especificação de publicação usada por organizações governamentais, empresas e usuários do mundo inteiro para a troca mais segura e confiável de documentos eletrônicos.
* Lançamento do Adobe Reader, software gratuito e universal que permite aos usuários dentro e fora dos firewall, a interação com documentos eletrônicos on-line ou off-line.
** Lançamento do Adobe After Effects, ferramenta de efeitos visuais e gráficos com movimento para a produção de vídeos digitais.
*** Lançamento do Adobe Acrobat, família de produtos que oferece aos empresários, bem como aos profissionais da área técnica e de criação uma forma mais flexível, confiável e segura de compartilhar e trabalhar com documentos inteligentes.
1996 – Lançamento do Adobe Flash, o mais avançado ambiente de criação do mercado para desenvolvimento de sites interativos, interação com experiências digitais e conteúdo móvel de alto impacto.
* Lançamento do Adobe Flash Player, O mais onipresente Client Runtime no mundo para a execução de sofisticadas experiências nos principais sistemas operacionais, navegadores e dispositivos móveis.
1997 – Lançamento do Adobe Dreamweaver, ferramenta líder no mercado de desenvolvimento para a Internet, possibilitando aos usuários o design, o desenvolvimento e a manutenção eficientes de sites e aplicativos com base em padrões.
1999 – Lançamento do Adobe InDesign, software com layout e design profissionais que agiliza os fluxos de trabalho de produção e oferece um ambiente de criação mais flexível para elementos gráficos e tipografia sofisticados. O novo produto revolucionou o mercado de layout de páginas e permitindo que revistas, jornais e empresas adotassem fluxos de trabalho de impressão modernos e integrados.
2002 – Lançamento do Adobe Flash Lite, perfil Flash especificamente desenvolvido para celulares.
2003 – Lançamento do Adobe Creative Suite, uma família de ferramentas de produção perfeitamente integradas para cada fluxo de trabalho de criação. O novo software é um ambiente de design completo que proporciona aos profissionais de criação tudo o que eles precisam para criar e publicar conteúdo para impressão e Internet de forma rápida, fácil e mais eficiente do que nunca.
* Lançamento do Adobe Acrobat Connect, solução para comunicações on-line de trabalho e de conferência via Internet de alto impacto e de acesso instantâneo a todos os usuários.
* Lançamento do Adobe Flex, conhecida arquitetura de programação com base em padrões e poderoso conjunto de elementos básicos para criação de um nível de apresentação mais sofisticado e receptivo aos aplicativos empresariais.
2004 – Lançamento do Adobe LiveCycle, família de produtos para servidor para empresas que automatiza e simplifica o fluxo de informações, além de ampliar com segurança os processos comerciais além do firewall.
* Lançamento do Adobe FlashCast, solução completa para atender às necessidades de serviços de dados móveis atrativos, atualizados de forma consistente e de fácil uso.
** Lançamento do Adobe Reader LE, software universal otimizado para interação com documentos Adobe PDF em dispositivos móveis.
2007 – Lançamento do Adobe Digital Editions 1.0, novo aplicativo de software para compra, gerenciamento e leitura de eBooks, jornais digitais e outros tipos de publicações digitais, transformando a experiência de ler textos on-line e oferecendo novas possibilidades criativas para editores.
* Lançamento do Adobe Photoshop Lightroom, ferramenta essencial para fotógrafos profissionais, fornecendo um aplicativo de gerenciamento fácil e ajustável, e apresentando um grande volume de fotografias digitais que diminuem o tempo na frente do computador.
2008 – A Adobe finalmente lança a versão 1.0 de seu ambiente de execução AIR (Adobe Integrated Runtime), criado para fornecer uma base para a construção de aplicativos web mais sofisticados e poderosos, executados no cliente. O ambiente inclui um Flash Player, assim como um parser de HTML, CSS e Javascript baseado no mecanismo WebKit, desenvolvido pela Apple a partir do KHTML, do projeto KDE. No entanto, a notícia que mais chamou a atenção dos usuários de Software Livre foi o lançamento da versão 3.0 do Flex, plataforma de desenvolvimento para aplicativos profissionais em Flash, cujo SDK agora é de Código Aberto.
*** Adobe lança o Adobe Media Player 1.0, um player multiplataformas e personalizável. Além do player, a Adobe anunciou a Adobe TV, uma rede no Adobe Media Player com uma série de shows que oferecem informações sobre produtos da Adobe.

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O segredo do sucesso
O longo sucesso da empresa tem como base sua cultura corporativa inovadora e funcionários competentes trabalhando em países no mundo todo. Em 2007, a empresa ficou em trigésimo primeiro lugar na lista de melhores empresas para se trabalhar da revista FORTUNE, obtendo a distinção de ser a empresa de software melhor classificada. A ADOBE SYSTEMS também obteve o décimo quinto lugar entre as “Melhores empresas para se trabalhar na Índia”, em 2005. Ao fornecer doações em dinheiro e contribuições em mercadorias, incluindo doações de software, suporte voluntário e treinamento de software para organizações sem fins lucrativos, a empresa também fortalece as comunidades nas quais seus funcionários vivem e trabalham. Em 2006, a lançou seu programa filantrópico global, o Adobe Youth Voices, desenvolvido para ajudar os jovens a interagir com suas comunidades, fornecendo acesso a ferramentas multimídia, treinamentos e a uma rede mundial de jovens, professores e líderes do programa. O programa está ativo em 37 escolas e organizações sem fins lucrativos dos Estados Unidos, Reino Unido e Índia.

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A evolução visual
O logotipo original da ADOBE SYSTEMS foi criado pela designer gráfica Marva Warnock, mulher de John Warnock, um dos fundadores da empresa. Na década de 90, o logotipo passou por uma radical modernização adotando a imagem atual.

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Os slogans
Better by Adobe.
Everywhere you look.
Tools for the new work.

Você sabia?
Na sede mundial da empresa, localizada em San Jose na Califórnia, estão alocados cerca de 40% de seus 6.959 funcionários. Além disso, a empresa possui centros de desenvolvimentos em Seattle (Washington); San Francisco e San Luis Obispo (California); Minneapolis, (Minnesota); Newton, (Massachusetts); Ottawa (Canadá); Hamburgo (Alemanha); Noida e Bangalore (Índia).

A Adobe criou na comemoração do seu 25º aniversário (2007) o hotsite (em inglês) que conta a história toda dela, onde você pode saber mais sobre a companhia, pessoas, produtos e indústria. Link aqui!

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Pluralidade da mesmice

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Confuso esse mundo da moda, não? Entre muitos e muitos artigos, entrevistas com celebridades do meio e “simpatizantes”, a resposta sobre o que está acontecendo atualmente no mundo fashion é a mesma: A moda está democrática, vários estilos, todo mundo se adapta, muitas coisas…balenciaga

Azeite extra-virgem

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Para mim, o estúdio espanhol CuldeSac se superou no design dessa embalagem para o azeite de oliva mais caro do mundo. Os caras não deixaram por menos e batizaram o objeto de “Extra-virgem”. Sem-vergonha e genial. Achei no pan-dan.

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Emprego: F Criativos – Webdesgner – MG

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A F Criativos Associados Propaganda procura Webdesigner.
Envio de Curriculo e Portifolio para Fred Rocha [email protected]
Fone: 31 2535-1500
www.fcriativos.com.br

Evento de Usabilidade convoca palestrantes de v

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Leandro Alves do Latitude14 manda avisar:

Pessoal, estamos querendo organizar um outro evento sobre usabilidade este ano. Ele seria mais abrangente e a idéia é ter palestras de pessoas de outras áreas que não seja web. Gostaria de saber se vocês conhecem palestrantes que possam falar de usabilidade nas seguintes áreas:

  • design de produto
  • design gráfico
  • mobiliário
  • arquitetura / decoração / paisagismo
  • moda

Podem ser palestrantes de qualquer lugar do Brasil (gostaríamos de ter presença de várias partes do Brasil), ou do mundo (serão 1 ou 2 e dependerá do custo).

Contatos através do email: ([email protected])

Prateleiras Styles

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Essa é uma das diversas prateleiras desenhadas pela russa Maria Yasko, essas prateleiras modulares dão um foco visual a qualquer ambiente em que estejam instaladas, principalmente por causa dos gráficos em vinil que se coloca na parede complementando o visual…

Clique aqui e continue lendo…

O post acima foi fornecido pela Cria Design, um dos vários blogs da rede italiana Blogo.it. Que atualmente está a procura de blogueiros para sua rede. Quem tiver interesse em criar conteudo na web com seriedade (ou não), pode conferir aqui para ter o emprego dos sonhos (ganhar dinheiro blogando).

IDEA Brasil 2009

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Fim das inscrições: 20 de Fevereiro de 2009

São 18 categorias na versão brasileira: Comerciais & Industriais; Comunicação; Informática; Estratégia de Design; Ecodesign; Entretenimento; Ambientes; Casa; Design de Interface; Lazer & Recreação; Médicos & Científicos; Escritório; Embalagens; Acessórios Pessoais; Estudantes; Pesquisa; Transportes; e Jóias.

A edição 2008 do evento premiou 53 produtos e projetos no Brasil. Doze deles conquistaram prêmios nos EUA, o segundo melhor desempenho estrangeiro, ficando a frente de países como Alemanha, China, França e Inglaterra, dentre outros.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site do prêmio: www.ideabrasil.com.br. A iniciativa brasileira é da Objeto Brasil, em parceria com a Apex-Brasil.

Voxel Show

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A primeira edição do Voxel Show mesclará variadas áreas entre arquitetura, produto e 3D para o público presente. As palestras são baseadas em apresentação de projetos, técnicas utilizadas, tendências de composição e o processo criativo utilizado pelos profissionais no mercado de trabalho.

O circuito é composto por seis palestrantes no auditório principal e atividades paralelas para o público presente. Os intervalos consistem em um coffee break e uma pausa para almoço.

o Voxel Show ocorrerá no dia 25 de abril de 2009, no Golden Tulip Park Plaza (São Paulo).

objectified

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Objectified is a feature-length independent documentary about industrial design. It’s a look at the creativity at work behind everything from toothbrushes to tech gadgets. It’s about the people who re-examine, re-evaluate and re-invent our manufactured environment on a daily basis. It’s about personal expression, identity, consumerism, and sustainability. It’s about our relationship to mass-produced objects and, by extension, the people who design them.

Ou seja, Objectified é um documentário sobre cultura material e esse povo estranho que a cria – os designers.

o copinho plástico matou o romance?

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Todo mundo conhece história da arte/design e mesmo a história “pura” trata da mudanças ocorridas na sociedade durante diversos períodos, os modos de vida, as relações de poder, etc.

As pessoas e os significados das coisas mudam com o tempo e os acontecimentos, o rio Ipiranga não seria muito conhecido fora de sua região e nem o 7 de setembro teria lá muita importância perante os outros dias se não tivesse ocorrido um certo grito. Por causa deste grito um tipo de corte de barba ganha título de imperador por aí, e mais ou menos no mesmo raciocínio usar um pequeno bigode central logo abaixo do nariz pega muito mal, principalmente se aconpanhado de uma franjinha emo.

Buenas.

Muita gente infinitamente mais abalisada do que como Maristela Ono e Rafael Cardoso já falaram sobre fetichismo do objeto e cultuma material (aconselho que procurem conhecer seus trabalhos), mas venho aqui tocar neste assunto com uma teoriazinha.

(x)html e css para design de interfaces

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O papel desempenhado pelo (x)html e css para designers que fazem web parece bastante óbvio para muitos. Porém, ainda há uma grande quantidade de estudantes e envolvidos que relutam quando chega o momento de aprender estruturação.

O que é estruturação?

Trata-se de um termo comum na profissão, quer dizer fazer o código (x)html, desenvolver o css para formatação visual. Normalmente, parte-se de um layout pronto e aprovado, feito em algum programa para criação visual (o photoshop é o favorito). Assim, com os aspectos visuais definidos, a tarefa do profissional será a de transformar aqueles lindos arquivos .psd em páginas web que funcionem corretamente, de maneira satisfatória.

É realmente necessário saber (x)html e css?

Podemos citar uma analogia simples: trabalhar com web e não conhecer essas linguagens, equivale a uma viagem de, por exemplo, seis meses na Inglaterra, sem o mínimo conhecimento de inglês. Por mais que você se muna de todo o aparato-idiomático-fast-food (canetas com scanners tradutores, e-books, palms, smartphones, notebooks), chegará o momento em que sua falta de conhecimento o colocará, obviamente, em situações mais do que constrangedoras.

Portanto, trabalhar com web sem conhecer a sua língua-mãe é praticamente impossível, pois, apesar de haver diversos recursos para desenvolver (x)html e css sem digitar linhas de código, fatalmente chegará o momento em que a falta de conhecimento cobrará o seu preço.

Qual a melhor maneira de aprender?

Evidentemente, com a ajuda de um professor num bom curso, tudo fica bem mais fácil. Por incrível que pareça, existem diversas escolas (de informática ou não) que ensinam o ultrapassado html 4.0.1. O aluno aprende uma linguagem antiga e se baseia em técnicas não recomendadas no momento atual, como o uso de frames (divisão da página em partes distintas, trazendo um enorme obstáculo a acessibilidade), tabelas para lay-out (inserção do conteúdo da página em células de tabelas, gerando um código não semântico, não acessível e muito “sujo”, limitando a visualização das páginas em dispositivos de mídia que não os monitores dos PC´s), formatação visual dos elementos com comandos não recomendados de html e utilização de tags(comandos) proprietários sem padronização.

A melhor maneira de aprender é, portanto, aprender o que é certo, analisando o que é errado como se analisa um animal estranho num zoológico. Na web, terra das mudanças constantes e rápidas, ir contra a corrente pode trazer, como consequência final, a desvantagem competitiva.

A utilização de poderosos editores WYSIWYG como o Dreamweaver é praticamente indispensável no ambiente produtivo, porém seu uso deve vir após o conhecimento básico da estrutura da codificação (x)html e css. Assim, com o conhecimento solidificado e correto, torna-se mais fácil a trajetória profissional.

A dica é: aprender a base do (x)html/css, aprender Dreamweaver (ou outro robusto editor visual, por motivos de produtividade – sugiro o excelente Blue Fish) e aprofundar os conhecimentos cada vez mais. Aguarde a próxima parte deste artigo.

Um abraço!

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