Início Site Página 148

HISTÓRIA DA MARCA DORITOS

0
textura de Doritos, por Shutterstock
textura de Doritos, por Shutterstock

Sabores diferentes, muitos deles exóticos. Um formato único. Uma crocância sem igual. Um ar meio latino. Além de uma linha comunicativa agressiva e totalmente voltada para os jovens. Foi assim que DORITOS se transformou e vem se transformando no snack, ou salgadinho como nós brasileiros gostamos de chamar, mais popular e vendido do mundo.

doritos-nacho

Os dados
Origem: Estados Unidos
Lançamento: 1964
Criador: Alexa Foods
Sede mundial: Plano, Texas
Proprietário da marca: FritoLay
Capital aberto: Não
CEO & Presidente: Albert P. Carey
Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado)
Presença global: 120 países
Presença no Brasil: Sim (através da Elma Chips, PepsiCo)
Segmento: Alimentação
Principais produtos: Salgadinhos
Ícones: Seu formato único
Slogan: Snack Strong.
Website: www.doritos.com

A história
O Doritos Brand Tortilla Chips foi lançado no mercado americano pela empresa Alex Foods, somente na costa oeste, em 1964, com seu formato triangular e crocante, no sabor original de Toasted Corn (milho torrado), conquistando o público rapidamente, pois, comparado com seus concorrentes o salgadinho era muito mais saboroso e crocante. A palavra espanhola DORITOS significa “A little bits of gold” (em português algo como “pedacinho dourado”). O grande sucesso do produto chamou a atenção da gigante americana Frito-Lay, que comprou a marca em 1965. Neste momento a marca DORITOS ganhou força por ter uma distribuição mais abrangente e constante. Outro fator que levou a um aumento das vendas foi o posicionamento adotado pelo produto visando o público latino com o slogan “Unique Latino Snack”. Finalmente em 1972 o produto começou a ser distribuído nacionalmente. Nesta década o produto se tornou o segundo mais vendido pela empresa. DORITOS foi introduzido no mercado inglês em 1994, vendido em embalagens menores e nos sabores Cool Original, Tangy Cheese e Cheese & Onion. Nesse mesmo ano a fórmula original de DORITOS foi modificada, baseada em uma extensa pesquisa de mercado, fazendo com que o salgadinho ficasse 20% maior, 15% mais fino e com sabor muito mais acentuado. Em 1992 uma campanha intitulada “George Foreman and Sons”, em conjunto com funcionários voluntários da Frito-Lay, conduziram a maior amostra grátis de um produto no mundo. O “sampling” (amostra grátis) aconteceu no dia 2 de maio em mais de 11 mil pontos de vendas nos Estados Unidos e foi nomeado de “D-(for Doritos) Day”, fazendo parte do relançamento do novo DORITOS NACHO CHEESIER. Uma nova embalagem metalizada foi introduzida no mercado em 2000, conservando integralmente as características do produto e mantendo DORITOS sempre fresco e crocante. Em 2006, com uma enorme campanha de marketing, a marca introduz suas novas embalagens, totalmente redesenhadas, e um novo logotipo.

blog-3

A linha do tempo
1969 – Um novo sabor foi adicionado ao produto original com o lançamento do Doritos Taco Flavor (sabor taco).
1972 – Lançamento do sabor mais popular do produto, o Doritos Nacho Cheese, que foi relançado em 1992 com o nome de Doritos Nacho Cheesier.
1982 – Lançado no mercado o Doritos Crispy Light, a versão original com menos calorias. No ano de 1989 essa versão foi relançada no mercado com o nome Doritos Light Tortilla Chips.
1986 – Lançamento do sabor Doritos Cool Ranch, um dos mais populares nos Estados Unidos.
1992 – Foram lançados no mercado, como teste experimental nas cidades de Tulsa e Omaha, os novos sabores Doritos Thins Salted e Salsa N’Cheese. No ano seguinte esses novos sabores foram introduzidos nacionalmente com o comediante Chevy Chase estrelando a campanha televisiva que custou US$ 100 milhões.
1994 – Lançamento do Doritos Cooler Ranch, feito 100% com milho branco.
1998 – Lançada a versão sem gordura (Fat-Free) e o Doritos 3D’s, salgadinho em três dimensões introduzido no mercado com um comercial estrelado por Ali Landry, Miss Estados Unidos. Esta nova versão era mais “gorda” do que a original.
2002 – Introdução da linha BAKED DORITOS, o famoso salgadinho em sua versão assada, eliminando assim o processo de fritura do produto.
Outra novidade foi a eliminação de gordura trans de toda sua linha de produtos.
2003 – Lançamento do sabor Doritos Guacamole e da linha DORITOS ROLLITOS, o tradicional salgadinho em formato de pequenos rolos disponível em três sabores.
2004 – Lançamento da linha Doritos Edge, versão do salgadinho original com 60% menos de carboidratos.
2005 – Lançamento do Doritos Black Pepper Jack, uma versão extremamente apimentada do salgadinho. Introduzido primeiramente como uma edição limitada, acabou fazendo parte da linha em definitivo em virtude da excepcional receptividade dos consumidores.
2006 – Lançamento do sabor Doritos Fiery Habanero, outra versão apimentada do salgadinho, com uma campanha publicitária feita toda em língua espanhola.
2007 – Doritos Collision, que combina dois sabores (Hot Wings & Blue Cheese e Zesty Nacho & Chipotle Ranch) em uma só embalagem, introduzido com a campanha publicitária estrelada pela cantora Missy Elliot.

A evolução visual
A marca DORITOS é um verdadeiro camaleão em relação ao seu logotipo. Inúmeros deles foram utilizados no decorrer de sua história e as mudanças constantes parecem agradar seu público alvo, composto na maioria por jovens. Nos Estados Unidos, a última mudança ocorreu em 2006, quando foi introduzido o novo logotipo, chamado “The Shockwave”.

blog-logos

Campanhas que fizeram história
As campanhas publicitárias e ações de marketing da marca sempre foram marcadas pela irreverência e ousadia de sua linha comunicativa. Entre as melhores podemos destacar: em 1973, onde Avery Schreiber estrelava um comercial que enfatizava o alto barulho de DORITOS ao ser mastigado com o slogan “They taste good as they crunch”; em 1986, o comediante Jay Leno estrelou um comercial de televisão com o slogan “Crunch all you want, we’ll make more”; em 1996 a famosa campanha publicitária com o slogan “Life with Doritos/Life without Doritos”; em 1998 a campanha comercial criada pela agência BBDO com o slogan “The Loudest Taste on Earth”; e em 2007 com a campanha “Fight for the Flavor”, que continha o slogan “Snack Strong”, onde dois novos sabores, DORITOS SMOKIN’ CHEDDAR BBQ FLAVORED TORTILLA CHIPS e DORITOS WILD WHITE NACHO, participam de uma verdadeira batalha com a ajuda dos consumidores, que decidiram qual dos dois sabores continuaria no mercado.

doritos-slogan

A campanha  “The X-13D Flavor Experiment” fez um enorme sucesso. A campanha, que tinha o slogan Get it. Taste it. Name it, consistia em embalagens pretas com o emblema X-13D e um sabor desconhecido do salgadinho, onde o consumidor deveria identificar qual o verdadeiro sabor do novo produto e sugerir um nome a ele. Foram selecionados 100 dos consumidores que acertaram o sabor (cheeseburguer) que vão receber um ano inteiro de produtos DORITOS, além de se tornarem experimentadores oficiais dos novos sabores, os Flavor Masters.

doritos_1

Porém a melhor criação foi a brasileira do ano passado (2008)  “O maior doritos do mundo” (clique para saber mais) Onde criaram um hotsite com uma câmera 24 horas e um pacote gigante de doritos (100 kilos) para quem acertasse qual é o numero de tortillas que haviam dentro do pacote. Não bastando isso,  distribuiram alguns pacotes de doritos 5 kilos para alguns sortudos por aí.

Continuando a boa ação viral e associado a mídias sociais a PepsiCo (distribuidora do doritos) criou no Brasil um portal mais semelhante possível a uma rede social onde os snackers (usuários) interagem com informações e dão opniões e idéias, o nome desse portal é Snack Life onde somente as pessoas selecionadas (a dedo) pelas pessoas responsaveis pelo portal podem usufruir do serviço e ganhar kits.

A marca no mundo
DORITOS é a segunda marca mais forte de salgadinho (snack) nos Estados Unidos, atrás apenas da LAY’S, alcançando vendas anuais perto de US$ 2 bilhões e vendendo 5 milhões de unidades diárias somente no país. Uma grande infinidade de sabores são vendidos no mundo inteiro, somente nos Estados Unidos a linha é composta por mais de 15 sabores diferentes. No Brasil a marca chegou na década de 80 através da Elma Chips, porém somente com alguns sabores.

Você sabia?
Que uma gaivota foi responsável por uma das maiores ações do doritos. Involuntáriamente (Pois é uma gaivota que estava em Aberdeen, na Escócia, aparentemente viciada em doritos roubava todos os dias um pacote.) Veja o vídeo aqui.
A marca DORITOS é composta por mais de 15 sabores diferentes, tendo no DORITOS Nacho Cheese, o mais popular e vendido.
No Brasil há lugares que são vendidos diversos outros sabores e não o tradicional ou o queijo nacho.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Como ficam os cegos na era do touchscreen?

9

No dia 8 de Janeiro, no Reuters, saiu uma matéria aonde pessoas discutem o fato da nova geração de celulares não ser usável por pessoas portadoras de deficiências visuais, pessoas que necessitam de instruções para utilizar aparelhos eletrônicos, pois não conseguem reter informações visuais dos aparelhos que carregam ou os que possuem em suas casas.

Eu acho sim plausível esta discussão. Nos meus mais de 10 anos me relacionando com gadgets diretos e indiretos a internet, A questão “acessibilidade”, sempre foi algo debatido e respeitado. Creio que devemos nos preocupar com todas as pessoas, não importa aonde ela esteja, como ela esteja acessando a informação e suas capacidades físicas.

Mas quando li o artigo, me veio algumas perguntas:  Será mesmo necessário, adequar as novas gerações de aparelhos para deficientes visuais, uma vez que os mesmos já compram algo mais limitado e especifico? Ou Será que esta nova geração de aparelhos celulares agrada eles?. É possível desenvolver um aparelho touch-creen totalmente acessível e usável por tais pessoas?

Hoje em dia as informações são dinâmicas, à cada hora, são lançado muitos aplicativos, grande parte desenvolvido de maneira colaborativa, e sempre são colocados de mandeiras diferentes nas telas. Acho que é necessário muita informação e muita cultura prévia nestes tipos de interfaces para se manusear perfeitamente um aparelho destes.

A questão é, será possível “controlar” um ambiente colaborativo, aplicar regras de qualidade neste ambiente que realmente faça o ambiente funcionar para estas pessoas?

Não estou aqui para responder estas perguntas, apenas para abordar, confesso que já trabalhei muito com usabilidade em algumas interfaces e confesso que as vezes a criação se torna meio limitada, e acontece de algumas pessoas não saber interpretar e acabar atacando pedras.

Por que um portador de deficiência visual iria querer comprar um aparelho touch-screen já que a grande graça no negócio é a experiência visual?

Site Hellmann´s 3D

1

hellmans
Inovação? Nem tanto. Estou falando sobre o novo site da Hellmann´s que inclui versao em 3D. Outra opção inovadora e não tão utilizada na rede, é aquela onde o apresentador que interage com o usuário. Para quem não tem os óculos anáglifo – ohhh – 3D, pode se cadastrar e receber o seu. Serão 1 milhão de óculos para todo o Brasil. Vale a experiência. Clique aqui e divirta-se!

*Lembrando que a ANTARCTICA já usou a interação de câmera + usuário, semelhante a que estamos vendo no site da Hellmans.

Tipocracia + FontLab SP

0

Henrique Nardi avisa:

Tipocracia + FontLab
Sábado, 7 de fevereiro, das 8h às 18h,
no Senac Lapa Scipião, São Paulo.

Papo de Designer

3

Papo de Design

Mais tirinha em www.guineves.com

Vagas: Webdesigner – PMKT – RJ

3

Recente agência do Rio de Janeiro, localizada no Leblon, com atuação principalmente no mercado europeu abre vaga para Web Designer sênior/pleno. O foco da agência são ações de marketing direto, com campanhas de resultado.

As principais atribuições são produções de anúncios online, email marketing e hot sites. É necessário habilidade com os programas gráficos para web e desejável o conhecimento em HTML, Tableless e CSS.
É imprescindível que saiba criar e executar as peças. Envie pretensão salarial e currículo com link de portfólio online para: [email protected]

I Congreso Latinoamericano de Ense

0

A Faculdade de Design e Comunicação da Universidad de Palermo realizará nos dias 27 e 28 de julho de 2009, em Buenos Aires, Argentina, a primeira edição do Congresso Latino-americano de Ensino em Design. O evento parte de uma convocação do Foro de Escuelas de Diseño, que reúne 162 instituições de ensino da América Latina e da península ibérica. O congresso integra a agenda do IV Encuentro Latinoamericano de Diseño, que acontecerá no mesmo local entre 28 e 31 de julho. Informações: www.palermo.edu/dyc

Jovens Profissionais 2009

0

Inicio das inscrições: 20 de Outubro de 2008
Fim das inscrições: 27 de Fevereiro de 2009

Profissionais de arquitetura, decoração e design de interiores podem participar do projeto Jovens Profissionais 2009, realizado pelo terceiro ano consecutivo no Shopping Lar Center, em São Paulo. As inscrições até 27 de fevereiro.

O Jovens Profissionais tem como objetivo dar a oportunidade de real inserção e estreitar o relacionamento dos futuros profissionais em formação da área de arquitetura e design, com o mercado de trabalho. Os profissionais são selecionados, e o resultado da seleção é registrado com uma publicação distribuída gratuitamente ao público-alvo.

Os selecionados têm o desafio de criar um ambiente, apresentando suas habilidades na decoração das lojas do shopping, passando pela aprovação de um júri de excelência na área, firmando a sua capacidade de desenvolver trabalhos tão qualificados quanto profissionais renomados.

A edição 2009 vem com três novas categorias: artes e paisagismo, voltada a profissionais já formados que buscam reconhecimento e ascensão profissional; e a categoria estudantes, em que o selecionado terá um profissional da área para auxiliá-lo. A idéia é que os estudantes façam uma atividade com um nível próximo à realidade do mercado de trabalho.

Poderão se inscrever profissionais formados a partir de 1999 pelo site: www.jovensprofissionais.com.br .

Prêmio IDEA/Brasil 2009

1


Fim das inscrições: 20 de Fevereiro de 2009

Designers, empresas, estudantes e pesquisadores têm Prêmio IDEA/Brasil 2009 para inscrições no Prêmio IDEA/Brasil 2008. Mais importante prêmio norte-americano de design de produto, o International Design Excellence Award (IDEA) realizou este ano no Brasil sua primeira edição fora dos Estados Unidos.

São 18 categorias na versão brasileira: Comerciais & Industriais; Comunicação; Informática; Estratégia de Design; Ecodesign; Entretenimento; Ambientes; Casa; Design de Interface; Lazer & Recreação; Médicos & Científicos; Escritório; Embalagens; Acessórios Pessoais; Estudantes; Pesquisa; Transportes; e Jóias.

A edição 2008 do evento premiou 53 produtos e projetos no Brasil. Doze deles conquistaram prêmios nos EUA – o segundo melhor desempenho estrangeiro, ficando a frente de países como Alemanha, China, França e Inglaterra, dentre outros.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site do prêmio: www.ideabrasil.com.br. A iniciativa brasileira é da Objeto Brasil, em parceria com a Apex-Brasil.

Como Designers Podem Mudar o Mundo

3

do-good-design1

Dia 2 de janeiro de 2009, a editora Peachpit anunciou a publicação do livro “Do Good Design: How Designers Can Change the World (Faça Bom Design: Como Designers Podem Mudar o Mundo)”, um livro provocativo que explica como as maiores crises que estamos enfrentando hoje tem o design no centro do problema.

Os designers criam muito do que nós vemos, usamos e experimentamos. Como o design ajuda a escolher um presidente? Por que as pessoas estão comprando casas que não podem pagar? Porque os fabricantes de automóveis estão se debatendo numa competição? Porque estamos tendo uma crise ambiental? O Design importa. Como nunca antes.

Faça Bom Design é um convite para a ação: Ele alerta os designers sobre o papel que eles desempenham no convencimento dos públicos ao redor do mundo sobre a satisfação das necessidades que são inventadas. David Berman descreve uma abordagem mais sustentável tanto para a prática quanto para o consumo do design. Todos os profissionais podem se inspirar nessa mensagem seobre como uma indústria pode se sentir melhor sobre si mesma por se agarrar aos seus princípios. Hoje, todo mundo é um designer. E o futuro da civilização é nosso projeto em comum de design.

O livro pode ser comprado na livraria online da Amazon.

(Texto retirado e traduzido do informativo Icograda)

Don’t kill your eyes

7

vision-foundation-3
A imagem acima é uma das 3 peças criadas com o objetivo de incentivar a doação de olhos. A direção de arte ficou um show, muito bem executado.

vision-foundation51

vision-foundation-2
A Campanha dos “Olhos a Beira da Morte” é impressa e foi criada pela agência Ogilvy & Mather de Mumbai, India, para a Vision Foundation of India.

Palavra cruzada gigante

3

cruzadas-1
Geralmente eu não gosto daqueles prédios, com azulejos ou taquinhos (sei lá o nome), porque parece um banheiro. Mas essa é diferente, É um palavra cruzada gigante e foi feito em prédio em Lvov, na Ucrânia, é a mais nova atração turística da cidade (até todo mundo decorar as respostas).

A palavra cruzada de cerca de 30 metros parece apenas uma pintura engraçadinha, mas é bem mais legal que isso. Embora aparentemente esteja em branco, quando escurece e luzes especiais são acesas, ela aparece totalmente preenchida graças à tinta fosforescente usada nas letras. As perguntas para o passatempo estão espalhadas em diferentes pontos de interesse da cidade, como monumentos, teatros, fontes, etc. Assim, durante os passeios, pode-se tentar responder, conferindo à noite se as respostas estão corretas. Dá uma olhada na foto abaixo.

cruzadas-2

sugado: “Cruzadamente legaus”!

Fui ali e volto j

1

Trechos de palestra realizada dia 21 de julho de 2007, durante o 17º N Design em Florianópolis, SC. Homenagem ao Tide Hellmeister, que nos deixou no último dia de 2008.

Por Henrique Nardi

Tudo bem explicadinho…

30

neo_interrogation

Dia desses, conversando com uma das professoras de design mais competentes que conheço, caímos na seguinte discussão: ela afirmava que o bom design não precisa ser explicado; ele deve ser automaticamente entendido. Uma boa marca gráfica prescinde de justificação teórica ou conceitual.

 

 

A Cristina tinha argumentos irrefutáveis: o primeiro é que na prateleira do supermercado não vai ter um designer para explicar a cada cliente o que a marca significa; o segundo é que tem muita gente que primeiro elabora uma solução gráfica e só depois é que procura uma explicação aceitável para conceituar o que fez, o que dá origem àqueles discursos de gente maluca cheio de palavras difíceis e que ninguém entende.

 

 

Pois é. Não posso deixar de concordar com a Cristina, mas faço exatamente o oposto com meus alunos: exijo que eles me expliquem de uma maneira muito convincente o motivo de terem escolhido as formas, as cores, a família tipográfica e até os alinhamentos. E faço isso com muita convicção, apesar de entender perfeitamente o argumento contrário. Discordo da corrente de profissionais que defende que o designer precisa ter domínio da expressão gráfica ou formal, mas não necessariamente da verbal ou escrita.

 

 

Sei que parece um paradoxo, mas entendo que a minha abordagem e a da Cristina são perfeitamente compatíveis. Diria até que são complementares. Olha só.

 

 

Cresci em Campinas, no interior de São Paulo. No centro da cidade havia um teatro de arena, e freqüentemente havia espetáculos gratuitos da orquestra sinfônica. O maestro Benito Juarez sempre usava um tempo da apresentação para explicar as peças que seriam tocadas e o papel de cada instrumento. Música é um pouco como design: a gente entende logo de cara, ou não. Eu gostava da música, mas me encantava também com as explicações. Depois de cada “aula”, passava a prestar muito mais atenção nos detalhes, nos tempos. Observava as diferenças entre os metais e as cordas. Admirava muito mais o trabalho dos músicos, pois, mais do que gostar, eu começava a entender o que estava ouvindo. Se um dia eu tiver que contratar uma orquestra, certamente as informações me ajudarão muito.

 

 

Há poucos assuntos no mundo pelos quais eu não me interesso: luta de boxe é um deles. Pois um dia, sentada no sofá ao lado do meu tio, consegui assistir a uma luta inteirinha, só porque ele se deu ao trabalho de me explicar as regras e o significado de cada movimento. Continuo sem morrer de amores pelo esporte, mas hoje respeito muito mais seus profissionais.

 

 

Penso que a diferença das abordagens está exatamente neste ponto: uma coisa é eu gostar de uma marca ou um objeto. Outra, bem diferente, é entendê-los. O objetivo do design é interagir com o ser humano, sensibilizá-lo, tornar a vida dele melhor. É claro que a afinidade deve surgir instantaneamente, no momento do contato. Um pacote de biscoitos atrai ou não uma pessoa, independente das explicações que o designer possa ter sobre o método projetual.

 

 

Só que, ao apresentar o projeto para seu cliente, penso que o designer tem sim que fundamentar todas as suas escolhas, de preferência, por escrito. Concordo com a Cristina que algumas explicações são tão surreais que parecem mais um amontoado de palavras-chave que não significam nada. Para mim, isso só evidencia que o sujeito inventou a justificativa depois. Quem sabe o que faz tem explicações simples, claras, sucintas e convincentes. E, mais do que valorizar o seu trabalho, protege o projeto de palpites alheios sem fundamentação. Ademais, se o projeto é mesmo ruim, não tem texto maravilhoso que o conserte. Se ele é ótimo, qual é o problema em explicá-lo?

 

 

Acredito que os designers precisam continuar criando objetos que falem por si, mas também têm o dever de educar as pessoas sobre a sua profissão, para que elas não apenas gostem, mas realmente entendam o que é design. Do meu ponto de vista, as palavras são indispensáveis nesse processo.

 

 

É isso, Cristina. Para mim, o bom designer deve criar objetos que prescindam de explicações, mas ele deve tê-las sempre disponíveis para o caso do cliente ser um engenheiro…

 

 

Lígia Fascioni | www.ligiafascioni.com.br

1800 Tequila

2

tequilas
No início deste ano, a 1800® Tequila lançou uma campanha para nove artistas de ponta criarem rótulos diferentes para suas garrafas. Cada peça de arte é destaque na edição limitada da 1800® Tequila.

Cada um dos artistas tem um estilo único, que representam diversas mídias e perspectivas. Os nove artistas apresentados nesta edição limitada são: Dosa Kim (Atlanta, EUA), Glenn Barr (Detroit, EUA), Artillery (Chicago, EUA), Chris Dean (Detroit, EUA), Jorge Alderete (Cidade do México, México), Josh Ellingson (San Francisco, EUA), Hannah Stouffer (San Francisco, EUA), Jeremy Bacharach (Chicago, EUA) e Urban Medium (Atlanta, EUA). As garrafas são colecionáveis, você pode beber o conteúdo ou não, mas ficará com uma linda garrafa na estante de casa.

Além das garrafas já produzidas, você tem a chance de fazer sua própria arte, visualizá-la em uma garrafa no site, concorrer a 10.000 dólares e ver sua própria garrafa sendo comercializada. Parece que o concurso termina em dezembro, por isso corra até o site.
Veja abaixo as nove garrafas:
1800tequila2

Mais Populares

Conheça

- Advertisement -

10ª edição do Anymotion Festival 2025 acontece em Outubro em SP

O Anymotion Festival 2025 se estabelece como o evento imperdível para profissionais e entusiastas de Motion Design e Animação na América Latina....